Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 28° C
18° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Faleceu a Dr.ª Manuela Soares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha Faleceu, no passado dia 6 de Fevereiro, a Dr.ª Maria Manuela Confraria Soares, ex-professora e directora do Externato Dom Fuas Roupinho, mais conhecida por “a veterinária”. Manuela Confraria Soares, esposa de Fernando Soares, morreu com 87 anos de idade. Fernando e Manuela Soares fundaram o Externato Dom Fuas Roupinho, o único estabelecimento de […]
Faleceu a Dr.ª Manuela Soares

Tânia Rocha Faleceu, no passado dia 6 de Fevereiro, a Dr.ª Maria Manuela Confraria Soares, ex-professora e directora do Externato Dom Fuas Roupinho, mais conhecida por “a veterinária”. Manuela Confraria Soares, esposa de Fernando Soares, morreu com 87 anos de idade. Fernando e Manuela Soares fundaram o Externato Dom Fuas Roupinho, o único estabelecimento de ensino secundário do concelho da Nazaré e a única instituição que, durante anos, complementou a educação dos jovens nazarenos após a escola primária. Ambos dedicaram toda a vida à causa da educação e proporcionaram à população da Nazaré a possibilidade de formar uma sociedade mais instruída e formada.

Formada em Medicina Veterinária, em Lisboa, Manuela Soares exerceu a profissão, numa altura em que era pouco comum as mulheres terem acesso ao ensino superior e a uma vida profissional activa. “Matriarca” da instrução na Nazaré, Manuela Soares é sem dívida uma personalidade de referência da Educação da vila. Manuela Soares nasceu na Nazaré, onde residiam os avós maternos, tinha familiares em Porto de Mós, onde viveu até aos seis anos, altura em que se mudou com a família para Santarém. Manuela Soares foi a terceira mulher do país a frequentar o curso de Medicina Veterinária, foi a primeira mulher a exercer as funções de veterinária municipal e a primeira a fazer clínica rural. Foi nos tempos de estudante universitária que Manuela Soares conheceu Fernando Soares, um lisboeta que frequentava o seu curso, que mais tarde se tornou seu marido e companheiro de toda a vida. Após a conclusão do curso, vieram para a Nazaré, casaram no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e exerceram a profissão na vila. Deste matrimónio brotaram cinco filhos e seis netos. Numa entrevista cedida à revista Nazaré Informa, Manuela Soares falava da educação “como uma necessidade de evolução”. Várias instituições da Nazaré, como a Câmara Municipal e a CERCINA, homenagearam esta importante figura da história da Nazaré, cujo falecimento deixou a concelho mais pobre.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo