Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

Valdemar Aveiro apresentoulivros sobre a pesca do bacalhau

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Biblioteca Municipal recebeu autor com ligações especiais à Nazaré David Mariano A Biblioteca Municipal da Nazaré assistiu à apresentação no passado sábado, dia 6 de Fevereiro, dos livros “80 Graus Norte” e “Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar” da autoria de Valdemar Aveiro. Estas obras, levados à estampa pela Editoral Futura, baseiam-se em histórias […]
Valdemar Aveiro apresentou<br>livros sobre a pesca do bacalhau

Biblioteca Municipal recebeu autor com ligações especiais à Nazaré David Mariano A Biblioteca Municipal da Nazaré assistiu à apresentação no passado sábado, dia 6 de Fevereiro, dos livros “80 Graus Norte” e “Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar” da autoria de Valdemar Aveiro. Estas obras, levados à estampa pela Editoral Futura, baseiam-se em histórias reais relacionadas com a actividade pesqueira, abordando em particular a epopeia da pesca ao bacalhau, que envolveu dezenas de nazarenos, entre 1935 e 1974.

Durante a apresentação, o autor explicou que o objectivo destas narrativas passou por “dar a conhecer a epopeia da pesca do bacalhau e a vida a bordo daquelas embarcações, prestar homenagem aos pescadores e preservar a memória dos bacalhoeiros, evitando que esta seja esquecida”. Valdemar Aveiro referiu ainda que a apresentação dos livros na Nazaré teve um significado muito especial relativo aos laços de amizade e recordações que sempre o ligaram a esta terra, tendo acrescentado que “as personagens em destaque nos livros são da Nazaré”. Já o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, também presente na sessão de apresentação dos livros, afirmou que estes livros constituem “um testemunho de vida do autor” onde “reconhece aqueles que com ele conviveram e trabalharam”. Finalmente, Baptista Lopes, representante da editora, manifestou, por seu turno, o “apreço pelo trabalho que a Nazaré tem vindo a desenvolver na área da pesca e na defesa da memória de um tempo que já passou mas que importa preservar” através de várias acções desenvolvidas pela Câmara Municipal. Valdemar Aveiro nasceu em 1934, em Ílhavo, no seio de uma família de pescadores e esteve, desde sempre, ligado ao mar e à pesca, fazendo, actualmente, parte do Conselho de Administração de uma empresa do sector, na sua terra natal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n