Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
18° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 34° C
  • Friday 37° C
18° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 34° C
  • Friday 37° C

Ensemble Contrapunctus celebra Haydn em Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Entre os meses de Outubro e Dezembro David Mariano Integrado na comemoração dos duzentos anos da morte de Haydn, o Ensemble Contrapunctus vem ao concelho de Alcobaça apresentar cinco concertos em cinco freguesias do concelho, executando nove quartetos de Haydn que ilustram diferentes fases do génio inesgotável do compositor. Os dois primeiros episódios desta viagem […]
Ensemble Contrapunctus celebra Haydn em Alcobaça

Entre os meses de Outubro e Dezembro David Mariano Integrado na comemoração dos duzentos anos da morte de Haydn, o Ensemble Contrapunctus vem ao concelho de Alcobaça apresentar cinco concertos em cinco freguesias do concelho, executando nove quartetos de Haydn que ilustram diferentes fases do génio inesgotável do compositor. Os dois primeiros episódios desta viagem de celebração pela obra do famoso compositor iniciam-se já nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, sábado e domingo, na Igreja de S. Lourenço na Maiorga, pelas 16h 30, e na Igreja Paroquial de são Martinho do Porto, pelas 18h, respectivamente. Mas quem são os Ensemble Contrapunctus? Tendo como núcleo de base os membros do Moscow Piano Quartet, este projecto tem uma composição que abrange as mais diversas formações da música de câmara, tendo sido convidado pela Antena 2 da RDP a realizar a integral dos quartetos de cordas de Joseph Haydn em 2009. É por estes dias, entre Outubro e Dezembro, que o grupo traz uma extensão desse projecto ao concelho de Alcobaça – as próxima apresentações passarão ainda pela Igreja de Nossa Senhora da Graça (Póvoa), Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (Aljubarrota) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Alcobaça).

Na formação encontramos nomes como Alexandre Delgado (violeta), Guenrikh Elessine (violoncelo), Arthur Soulés (violino) e José Pereira (violino) – uma composição variável que abrange as mais diversas formações da música de câmara, das mais inusuais ao consagrado quarteto de cordas – e onde o denominador comum é a paixão pela música e um importante objectivo: a colaboração entre músicos com forte empatia e elevada qualidade na execução do melhor e mais variado reportório da música de câmara. Para compreendermos melhor a forma como quarteto de cordas é um elemento vital para estas apresentações, é preciso dizer que este foi um campo de exploração musical e de expressão pessoal onde se condensou boa parte da essência do espírito da era clássica. Segundo muitos, Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou o seu potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música; é daí que vem o epíteto de “pai do quarteto de cordas” a que é associado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo