Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
15° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

Arderam mais de dois hectares de pinhal na Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha Ocorreram dois incêndios na semana passada, no pinhal situado atrás do Bairro Social, junto à futura urbanização “7 Saias”, no Rio Novo. O primeiro deflagrou na segunda-feira e o outro no dia seguinte. No total arderam cerca de dois hectares de floresta, na segunda-feira, o equivalente a dois campos de futebol. No dia […]
Arderam mais de dois hectares de pinhal na Nazaré

Tânia Rocha Ocorreram dois incêndios na semana passada, no pinhal situado atrás do Bairro Social, junto à futura urbanização “7 Saias”, no Rio Novo. O primeiro deflagrou na segunda-feira e o outro no dia seguinte. No total arderam cerca de dois hectares de floresta, na segunda-feira, o equivalente a dois campos de futebol. No dia seguinte, deflagrou outro incêndio noutra área perto do mesmo local, com dimensões mais pequenas. Segundo o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, João Estrelinha, os alertas foram dados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria por volta das 15 horas, que accionou meios da Nazaré, Pataias, Alcobaça e S. Martinho do Porto. Também algumas pessoas avisaram os Bombeiros da Nazaré da ocorrência, assim que avistaram as chamas.

Após o alerta, as corporações deslocaram-se de imediato para o local, apetrechadas com dez viaturas, no total. Cerca de uma hora depois, o fogo, que apresentava várias frentes, ficou circunscrito. No segundo incêndio não foi necessária a actuação das outras corporações, uma vez que, quando chegaram ao local, os Bombeiros da Nazaré já tinham combatido o fogo, o que aconteceu em aproximadamente 30 minutos, com a ajuda de cinco viaturas e de 17 homens. De acordo com João Estrelinha, “as causas dos incêndios estão a ser averiguadas pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR”, que recolheu alguns elementos para estudo no local. É de salientar que no primeiro dia as condições meteorológicas não eram as mais propicias a incêndios devido a causas naturais, uma vez que, apesar de ser Verão, não estava sol nesse dia e até chegou a haver alguns aguaceiros. No entanto, a situação climática era diferente no segundo dia, já que o sol era bastante forte. De acordo com o adjunto do comando, “esta foi a ocorrência de maior dimensão registada neste Verão”, cuja principal dificuldade foi o acesso à zona, uma vez que as viaturas “não conseguiram chegar ao local, por se tratar de pisos arenosos”.João Estrelinha pede à população “uma maior compreensão e sensibilização para a passagem de viaturas em marcha de emergência”, identificando como uma das principais dificuldades a circulação no centro da vila.No dia 21 de Agosto também ocorreu um incêndio, ao início da tarde, numa casa desabitada no Beco dos Cedros, junto à Caixa Geral de Depósitos. O fogo foi circunscrito pouco tempo depois da chegada dos Bombeiros Voluntários da Nazaré ao local. Para combater as chamas estiveram 15 bombeiros, apoiados por cinco viaturas e uma ambulância.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n