Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 13° C

Rabiscuits volta a tomar conta das ruas de Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Evento decorre durante os dias 19, 21 e 21 de Setembro David Mariano Acontece pelo quarto ano consecutivo e mais uma vez chega decidido a invadir Alcobaça: o Rabiscuits está de volta durante os dias 19, 20 e 21 de Setembro para mostrar que a arte pertence à rua – ou que na rua, como […]

Evento decorre durante os dias 19, 21 e 21 de Setembro David Mariano Acontece pelo quarto ano consecutivo e mais uma vez chega decidido a invadir Alcobaça: o Rabiscuits está de volta durante os dias 19, 20 e 21 de Setembro para mostrar que a arte pertence à rua – ou que na rua, como na arte, tudo pode acontecer (o limite não é o céu, o limite é a criatividade e a imaginação que existe em cada interveniente). Quer queiramos quer não vai ser difícil não dar pelas obras que vão fazer do espaço público um espaço de arte e expressividade (um gesto com o qual todos temos um pouco a aprender): ali haverá artes plásticas (com pintura, escultura e instalação), artes performativas, artes sonoras, exposições, concertos, workshops, documentários e curtas-metragens.

É um acontecimento sem o qual já não conseguimos passar e que ao fim de quatro de anos de visível evolução e integração na agenda cultural alcobacense se tornou uma forma de celebrar a saída do Verão e a melhor maneira de abrir a rentrée. A organização insiste nisto: o Rabiscuits destaca-se pelo seu clima informal e de descontracção cuja intenção reafirma o desejo de evoluir e apresentar obras nas mais diversificadas áreas de arte contemporânea e experimental. Para quem os viu começar por simples banquinhas de sketches e rabiscos desenhados a lápis e carvão na Praça Afonso Henriques é indesmentível que este caderno de encargos transcendeu em muito a sua premissa original: o Rabiscuits hoje não se limita a dar a conhecer a capacidade criativa de artistas ou a sensibilizar a população em relação a novas formas de expressão artística, é ainda um quadro muito visível da afirmação da cultura e da criatividade como um factor determinante para a identidade local e um lugar onde as várias sensibilidades comungam e partilham as mesmas aspirações. O resto são conquistas que nos parecem já definitivas: a aproximação da arte a várias públicos e gerações, o desvelar do mito de inacessibilidade ligado à criação artística, a diversificação e descentralização cultural. Princípios que importa não negligenciar, é certo, mas que estão de tal modo enraizados e solidificados no espírito do evento que acabam por ser o solo mais fértil para o que é realmente importante: a revelação de novos talentos e a exposição de trabalhos descomprometidos, livres e oportunos. Sempre com esta certeza: aqui todos podemos ser um pouco artistas e ao mesmo tempo fazer parte da obra de arte que se cruza connosco.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados