Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 28° C
18° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

João Paulo está a caminho da NATO

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha Tem 40 anos, é capitão-tenente e está prestes a tornar-se capitão-de-fragata. Este degrau na sua carreira militar vai ser elevado pela sua passagem pela NATO. O nazareno João Paulo Codinha vai ser adjunto do representante militar português (MILREP, Military Representative, sigla em Inglês) junto da NATO, em Bruxelas, durante os próximos três anos, […]
João Paulo está a caminho da NATO

Tânia Rocha Tem 40 anos, é capitão-tenente e está prestes a tornar-se capitão-de-fragata. Este degrau na sua carreira militar vai ser elevado pela sua passagem pela NATO. O nazareno João Paulo Codinha vai ser adjunto do representante militar português (MILREP, Military Representative, sigla em Inglês) junto da NATO, em Bruxelas, durante os próximos três anos, organismo que faz a ponte entre a NATO e a União Europeia. Parte para este novo desafio no final do mês, e com ele leva toda a sua família. O capitão classifica este novo desafio como “uma oportunidade de carreira que ninguém perde”, além de ser também “uma oportunidade conjunta”. É uma experiência que vai ter um grande peso na sua carreira profissional, mas também é uma janela de oportunidades para os seus dois filhos. “Penso que os meus filhos vão ter uma excelente abertura de horizontes, vão conhecer novas culturas e estar em contacto com outras nacionalidades”, disse o capitão. Uma vez em Bruxelas, os dois filhos de João Paulo vão frequentar o Pólo Português da Escola Europeia.

João Paulo Codinha confessou que esta mudança de vida suscitou reacções muito diferentes por parte da sua família. O seu filho de 11 anos aceitou com grande agrado e entusiasmo esta mudança, já a filha, um ano mais velha, demonstrou alguma reticência. Para a sua esposa, diz que esta nova etapa “é uma mudança radical”. Esteve sempre dividido entre a Nazaré, o Mar e Lisboa, mais recentemente. Actualmente, este nazareno exerce o cargo de assessor do secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, na capital do país. Diz que esta mudança, para além de ser um desafio profissional, é também um desafio pessoal, pois vai passar mais tempo perto da sua família, um contacto diário que até então era impossível. O quase capitão-de-fragata estudou até ao 11º ano na Nazaré, completou o 12º em Alcobaça e, posteriormente, ingressou na Escola Naval, na Classe Marinha. Passou pelo navio N.R.P. “Auriga”, lancha hidrográfica concebida para a actividade de investigação em estuários e zonas costeiras, onde fez o estágio, completando assim os cinco anos de curso, onde foi também aspirante e depois imediato do navio. Foi também imediato de lanchas de desembarque, inicialmente da “Bacamarte”, depois da “Alabarda”, e seguidamente da “Bombarda”. Mais tarde foi comandante da lancha de fiscalização “Açor”, especializando-se, posteriormente, em Informática. Depois dedicou-se à comunicação de dados e mais tarde foi chefe da rede de comunicação de dados da Marinha. Passados os três anos, comandou a “Bacamarte”. Em seguida, voltou à área técnica, na administração de dados. A última experiência profissional, que está prestes a terminar, foi executada na Secretaria de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, como ajudante de campo do secretário de Estado, primeiramente do Dr. Manuel Lobo Antunes e depois do Dr. João Mira Gomes. Diz que gosta de fazer um trabalho visível e útil, “sempre quis orientar a minha carreira para a utilidade da acção, estar num local onde pudesse fazer coisas úteis e visíveis”. Este é um tipo de cargos transitórios, nos próximos três anos esta função na NATO vai ser exercida por João Paulo Codinha, elemento da Marinha, posteriormente será nomeado alguém do Exercito e só passados mais três anos, voltará a ser ocupado por alguém da Força Aérea. Depois deste desafio, João Paulo Codinha tem como objectivo o comando de uma Capitania, nos Açores. A NATO (North Atlantic Treaty Organization) ou OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Português, é uma organização militar que se formou em 1949, da qual fazem parte 28 países da América do Norte e Europa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo