Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 34° C
  • Friday 37° C
18° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 34° C
  • Friday 37° C

Acompanho a Ana Mafalda desde os infantis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No entanto, é importante realçar que, em Atletismo e no sector do meio fundo, os atletas competem nas vertentes de “Corta-Mato, Estrada, Pista Coberta e Pista ao Ar Livre” durante a mesma época, o que dificulta bastante a manutenção da forma física ao mais alto nível competitivo. .-Acompanho esta atleta desde a categoria de infantil. […]
Acompanho a Ana Mafalda desde os infantis

No entanto, é importante realçar que, em Atletismo e no sector do meio fundo, os atletas competem nas vertentes de “Corta-Mato, Estrada, Pista Coberta e Pista ao Ar Livre” durante a mesma época, o que dificulta bastante a manutenção da forma física ao mais alto nível competitivo. .-Acompanho esta atleta desde a categoria de infantil. Desde muito cedo me apercebi que estava em presença de alguém com talento e carácter, com capacidades físicas e atléticas acima da média. No entanto, numa jovem daquela idade é sempre imprevisível saber como vai ser o seu futuro em termos desportivos. De qualquer das formas, as suas prestações foram sempre muito positivas, e sempre em crescendo, e a prova do que acabo de referir é que, agora com 21 anos, continua a sua evolução como atleta e com provas dadas.Naturalmente que em idades mais jovens, passou por fases de evolução mais acelerada, mas agora como sénior sub-23, os desafios são muito mais difíceis, até porque as adversárias a este nível também são de grande categoria.

R.N- Há quantos anos é treinador de atletismoe como sente as diferenças deste para outros anos mais recuados?

J.P.F.-Como é sabido o meu percurso foi sempre mais ligado à Natação. O Atletismo sempre me seduziu, principalmente o sector do meio fundo. Ambas as actividades se regem pelos mesmos princípios do treino, mas cada uma delas com as suas especificidades. Comecei a treinar desde 1998, e com a Mafalda, curiosamente. Quanto à questão que nos foi posta, as diferenças de então para cá não são muitas. Sabemos que quanto mais elevado é o nível competitivo mais dificuldades vão surgindo. Os apoios raros, muito difíceis de conseguir, e nos tempos actuais ainda mais, como sabemos. A Mafalda tem Estatuto de Alta Competição desde há 2 anos a esta parte, mas isso pouco tem ajudado. As dificuldades são inúmeras e de vária ordem. Posso enumerar algumas delas: o maior problema é tempo para treinar, por vezes bidiário (2 vezes por dia), o ginásio, depois vem o acompanhamento médico e terapêutico, os banhos e massagens, e para tudo isto é necessário tempo. O treinador nem sempre tem disponibilidade para acompanhar a atleta, em virtude dos compromissos profissionais. Este ano tivemos uma boa ajuda da entidade patronal da atleta que lhe facultou uma redução do horário de trabalho, o que logo se reflectiu nos resultados. Tudo que atrás referi conjugado com uma dignidade singular, vontade, esforço, empenhamento e treino por parte da Mafalda, tem permitido obter resultados que nos deixam bastante satisfeitos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Maçã de Alcobaça IGP não utiliza substâncias perigosas

A Associação de Produtores de Maça de Alcobaça - Indicação Geográfica Protegida veio a público esclarecer os consumidores sobre os produtos que utiliza na produção deste produto certificado, depois de uma notícia divulgada Pesticide Action Network. Um documento...

maca de alcobaca sustent