Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

Regeneração Urbanada envolvente ao Mercado Municipal de Alcobaça aprovada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre Alcobaça conseguiu seis milhões de euros para avançar com o projecto de Regeneração urbana da zona do Mercado Municipal de Alcobaça. A candidatura aos fundos comunitários foi aprovada. A requalificação da área envolvente ao Mercado Municipal «poderá arrancar dentro em breve», embora a data certa não tenha ainda sido divulgada pela Câmara, dona […]
Regeneração Urbana<br>da envolvente ao Mercado Municipal de Alcobaça aprovada

Paulo Alexandre Alcobaça conseguiu seis milhões de euros para avançar com o projecto de Regeneração urbana da zona do Mercado Municipal de Alcobaça. A candidatura aos fundos comunitários foi aprovada. A requalificação da área envolvente ao Mercado Municipal «poderá arrancar dentro em breve», embora a data certa não tenha ainda sido divulgada pela Câmara, dona da obra, que espera, no entanto, completar um importante ciclo de beneficiação das principais centralidades da sede do concelho. O projecto prevê a transformação do mercado municipal num espaço moderno, com lojas gourmet no rés-do-chão e um grande restaurante no primeiro andar.

Além disto, prevê-se a retirada do parque de campismo bem como dos campos de ténis do centro da cidade, com vista a criar uma boa fluidez de circulação naquela área; a requalificação de toda envolvente ao Mercado Municipal (entre as Ruas Dr. Brilhante, Manuel da Silva Carolino, Luís de Camões e a Avenida Joaquim Vieira Natividade) e um parque de estacionamento subterrâneo, com 400 lugares. O projecto, elaborado pelo arquitecto Falcão de Campos, prevê 25 lugares à superfície para autocarros, visto terem sido encaminhados para este local todos os transportes de turismo que têm por destino o Mosteiro e o centro histórico. Um hotel de 5 estrelas, com 6 pisos; num lote ainda a destacar na esquina poente do actual Parque de campismo, com vista privilegiada sobre a cidade e sobre o Mosteiro; um Posto de Turismo; uma loja de jornais (nacionais e estrangeiros) e mais lojas entre a rua Dr.Brilhante e o mercado, a pedonalização da R. Dr. Brilhante e a Av. Joaquim Vieira Natividade, são ideias ainda em estudo para esta área, uma das principais centralidades da cidade. «O mercado é um projecto arquitectónico muito interessante, dos anos 50, que tem um potencial muito maior do que o existente», afirma a equipa de arquitectos responsável pelo projecto para quem «existem outras componentes, para além do mercado, que completam o edifício, nomeadamente um espaço onde se possam vir a divulgar os produtos naturais de Alcobaça (desde a cerâmica aos frutos)». Para o arquitecto, a comunicação das novas centralidades deve ser constantemente trabalhada. A dinamização do Mercado Municipal é, por outro lado, uma questão em aberto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo