Paulo Alexandre Alcobaça conseguiu seis milhões de euros para avançar com o projecto de Regeneração urbana da zona do Mercado Municipal de Alcobaça. A candidatura aos fundos comunitários foi aprovada. A requalificação da área envolvente ao Mercado Municipal «poderá arrancar dentro em breve», embora a data certa não tenha ainda sido divulgada pela Câmara, dona da obra, que espera, no entanto, completar um importante ciclo de beneficiação das principais centralidades da sede do concelho. O projecto prevê a transformação do mercado municipal num espaço moderno, com lojas gourmet no rés-do-chão e um grande restaurante no primeiro andar.
Além disto, prevê-se a retirada do parque de campismo bem como dos campos de ténis do centro da cidade, com vista a criar uma boa fluidez de circulação naquela área; a requalificação de toda envolvente ao Mercado Municipal (entre as Ruas Dr. Brilhante, Manuel da Silva Carolino, Luís de Camões e a Avenida Joaquim Vieira Natividade) e um parque de estacionamento subterrâneo, com 400 lugares. O projecto, elaborado pelo arquitecto Falcão de Campos, prevê 25 lugares à superfície para autocarros, visto terem sido encaminhados para este local todos os transportes de turismo que têm por destino o Mosteiro e o centro histórico. Um hotel de 5 estrelas, com 6 pisos; num lote ainda a destacar na esquina poente do actual Parque de campismo, com vista privilegiada sobre a cidade e sobre o Mosteiro; um Posto de Turismo; uma loja de jornais (nacionais e estrangeiros) e mais lojas entre a rua Dr.Brilhante e o mercado, a pedonalização da R. Dr. Brilhante e a Av. Joaquim Vieira Natividade, são ideias ainda em estudo para esta área, uma das principais centralidades da cidade. «O mercado é um projecto arquitectónico muito interessante, dos anos 50, que tem um potencial muito maior do que o existente», afirma a equipa de arquitectos responsável pelo projecto para quem «existem outras componentes, para além do mercado, que completam o edifício, nomeadamente um espaço onde se possam vir a divulgar os produtos naturais de Alcobaça (desde a cerâmica aos frutos)». Para o arquitecto, a comunicação das novas centralidades deve ser constantemente trabalhada. A dinamização do Mercado Municipal é, por outro lado, uma questão em aberto.
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