Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
19° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
21° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

Festa do Mar reuniu pescadores devotos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha Cerca de 30 embarcações participaram na Festa do Mar e na homenagem ao Homem do Mar, no passado domingo, dia 3 de Maio. À meia-noite da noite de sábado, o fogo-de-artifício começou estas festividades, ao enfeitar o céu de diversas cores. Na tarde do dia seguinte, as celebrações continuaram com uma procissão ao […]
Festa do Mar reuniu pescadores devotos

Tânia Rocha Cerca de 30 embarcações participaram na Festa do Mar e na homenagem ao Homem do Mar, no passado domingo, dia 3 de Maio. À meia-noite da noite de sábado, o fogo-de-artifício começou estas festividades, ao enfeitar o céu de diversas cores. Na tarde do dia seguinte, as celebrações continuaram com uma procissão ao longo da marginal, formada por pescadores, armadores e familiares, que transportaram as imagens, desde a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos até ao Centro Cultural da Nazaré.

Após a chegada ao Porto de Abrigo, seguiu-se a procissão no Mar, com as habituais três voltas à enseada da Nazaré. De todos os barcos participantes, foram previamente sorteados dez embarcações para transportarem as imagens dos santos patronos. Após a procissão marítima, seguiu-se a missa campal no areal. A acompanhar e apreciar a Festa do Mar, esteve uma marginal cheia de visitantes e locais, aliciados por um bonito dia de Primavera, que tornou esta tradição mais luminosa. Estas celebrações de grande significado para a comunidade piscatória local, têm como intuito agradecer aos santos os tempos passados, e pedir um bom ano de pesca e boa sorte nas viagens. Joaquim Piló, membro da organização, disse que “esta procissão reflecte a religiosidade e a devoção da comunidade piscatória aos seus santos protectores”. Já o pescador Abílio Júlio, participante há largos anos desta festividade, tem fé que os “santos abençoem o mar e que dêem mais peixe”, enquanto Bruno Vidal, da Associação de Armadores, salientou que esta tradição “é uma importante homenagem que os pescadores prestam aos seus santos padroeiros”. O capitão do Porto da Nazaré, Pais Neto, enfatizou “a importância da congregação de esforços das várias entidades, que é importante para a preservação das tradições”. E por último, o padre José Luís Guerreiro realçou que este acontecimento “é mais um sinal de religiosidade popular do povo e do homem do mar”. As celebrações do Dia do Homem do Mar são promovidas pela Comissão Organizadora da Festa do Mar 2009, com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré, da Capitania do Porto da Nazaré, da PSP e da Associação dos Armadores Pescadores da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n