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Escola de S. Martinho representada na Alemanha

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Quatro alunos, as alunas Catarina Camacho e Filipa Marques do nono ano, turma A e o aluno André Pereira do nono ano, Turma A e ainda o aluno Henrique Martinho do décimo primeiro ano turma A1 acompanhados por duas professoras, a professora Carla Moura, em representação do Conselho Executivo, a professora Ana Cristina Gameiro e […]
Escola de S. Martinho representada na Alemanha

Quatro alunos, as alunas Catarina Camacho e Filipa Marques do nono ano, turma A e o aluno André Pereira do nono ano, Turma A e ainda o aluno Henrique Martinho do décimo primeiro ano turma A1 acompanhados por duas professoras, a professora Carla Moura, em representação do Conselho Executivo, a professora Ana Cristina Gameiro e deslocaram-se à Escola “Berufliches Schulzentrum 6 der Stadt Leipzig”, em Leipzig, Alemanha. Neste estabelecimento de ensino teve lugar a reunião do Projecto Comenius “SENTSUDER – Supporting Entrepreneurship in Schools and Sustainable Development in EU Regions”, entre os dias 25 e 29 de Março, no qual participam treze escolas de dez países.

Alunos das turmas referidas elaboraram um trabalho com o objectivo de ser apresentado nesta data. A apresentação do trabalho decorreu de forma bastante positiva, sendo que esta correspondeu na totalidade ao modelo pretendido pela coordenação do projecto, e com sucesso, visto que o conteúdo foi ao encontro do título geral: “As Rotas Comerciais Históricas” (Rotas de produtos nacionais que nos tenham ligado a outros pontos da Europa e do mundo, dando a conhecer o produto e o país), tendo sido o produto escolhido como um daqueles que contribuiu para dar a conhecer o nome do nosso país o vinho do Porto. Os alunos apresentaram o resultado do trabalho dos colegas e seu de forma apelativa, que cativou alunos e professores das escolas presentes e mereceu vários elogios dos mesmos. Este grupo é de grande heterogeneidade o que faz com que estes encontros sejam bastante ricos do ponto de vista do intercâmbio de ideias, práticas e culturas diversas pois nele estão integrados países mediterrâneos, do centro da Europa e do leste da Europa: Chipre, Dinamarca, Espanha, Itália, Eslováquia, Lituânia, Alemanha, Polónia, Hungria e Portugal. O convívio entre os alunos, neste tipo de encontros internacionais, permite-lhes perceberem as diferenças e as semelhanças entre as várias culturas e desta forma desenvolverem o respeito pela diferença no sentido da construção da identidade europeia, através dos muitos pontos em comum que partilham. Um dos objectivos destes projectos supervisionados pela Agência Nacional PROALV é desenvolver nos alunos dos países da UE o sentimento de cidadania europeia. Ao elaborar a candidatura a este projecto os professores nele intervenientes tiveram em conta que os trabalhos a desenvolver e apresentar, bem como as actividades a desenvolver em comum deveriam ter sempre presentes o facto de que estamos a viver na União Europeia e que devemos trabalhar com os nossos alunos no sentido de desenvolver o espírito de cidadania europeia. Desta forma os alunos neste primeiro ano trabalharam sobre os caminhos históricos que nos levam a partilhar pontos comuns, para no ano seguinte se desenvolverem trabalhos que tenham em perspectiva o futuro dos cidadãos europeus e, assim, irão ser desenvolvidos trabalhos relacionados com os grandes tópicos Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável.

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