Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 27° C
18° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Mostra de Arte Experimentalregressa às ruas de Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rabiscuits 2008 pelo terceiro ano consecutivo e sempre a crescer David Mariano A arte vai estar de volta à ruas de Alcobaça e pelo terceiro ano consecutivo o Rabiscuits 2008 promete ser mais uma vez um acontecimento no capítulo das mais variadas formas de expressão artística. Vai ser impossível não dar por este evento: se […]
Mostra de Arte Experimental<br>regressa às ruas de Alcobaça

Rabiscuits 2008 pelo terceiro ano consecutivo e sempre a crescer David Mariano A arte vai estar de volta à ruas de Alcobaça e pelo terceiro ano consecutivo o Rabiscuits 2008 promete ser mais uma vez um acontecimento no capítulo das mais variadas formas de expressão artística. Vai ser impossível não dar por este evento: se não formos nós a cruzarmo-nos com ele, vai ser ele a cruzar-se connosco entre os dias 19 e 21 de Setembro. Tem sido sempre a crescer e hoje a iniciativa constitui uma das melhores propostas de animação cultural na cidade de Alcobaça e em particular na zona envolvente do Mosteiro de Alcobaça que se transforma num autêntico espaço de exposição das mais variadas obras.

Há de tudo um pouco: artes plásticas (com pintura, escultura e instalação), artes performativas, artes sonoras, exposições, concertos, work-shops, documentários e curtas-metragens – pequenas coisas com as quais vamos tropeçar toda a vez que sairmos de casa. Ao fim de três edições pode-se dizer que o Rabiscuits passou de um esboço a um verdadeiro quadro das visões artísticas de inúmeros artistas alcobacenses (mas não só: há quem venha de outros pontos do país ou até do estrangeiro) que faz do exterior uma possibilidade de aproximar as suas propostas junto de um público normalmente alheio às linguagens artísticas mais experimentais. Foi daí que tudo nasceu: da necessidade constante de dar a conhecer a capacidade criativa de artistas, bem como da tentativa de sensibilização da população em relação à arte contemporânea e às novas formas de expressão artísticas. Característica fundamental nesta mostra é o facto de querer aproximar a arte contemporânea da população de forma a romper com o “mito”, ainda bastante enraizado nalgumas mentes, que a arte é algo de inacessível. Não é o caso por aqui: arte vai ser de todos e todos vão fazer um pouco parte dela. Um dos sinais do crescimento deste evento não está apenas na oferta e selecção de peças expostas, mas também numa novidade para este ano: a concretização de um par de extensões que “exporta” o Rabiscuits 2008 para fora do concelho (e o mesmo é dizer que é uma parte do concelho viaja nessa viagem) e revela um desejo da parte de outras localidades em conhecer o que melhor se faz por cá no campo artístico. É assim que poderemos encontrar aquilo que veremos no próximo fim-de-semana também na Quinta da Lezíria, em Valado dos Frades, de 22 a 28 de Setembro, e em Alvaiázere, no exterior da Casa da Cultura e Museu Municipal, durante o Festival do Chicharro, entre os dias 3 e 7 de Outubro. Antes disso, e se por acaso uma obra de arte se cruzar consigo, isso é Rabiscuits 2008.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n