Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

“Fundo Limpo” no mar da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de meia centena de mergulhadores participaram, este sábado, na acção “Fundo Limpo”, uma actividade de recolha de lixo subaquático que decorreu na enseada da Nazaré, na zona conhecida por “Praínha”. Pneus, vestuário e resíduos provenientes de consumos humanos, como garrafas e latas de refrigerantes, foram os principais materiais recolhidos esta manhã por mais de […]
Fundo Limpo no mar da Nazaré

Cerca de meia centena de mergulhadores participaram, este sábado, na acção “Fundo Limpo”, uma actividade de recolha de lixo subaquático que decorreu na enseada da Nazaré, na zona conhecida por “Praínha”. Pneus, vestuário e resíduos provenientes de consumos humanos, como garrafas e latas de refrigerantes, foram os principais materiais recolhidos esta manhã por mais de 50 mergulhadores, provenientes de diversos pontos do País, que responderam à chamada do Clube Naval da Nazaré e da Câmara Municipal local, para participar na acção “Fundo Limpo”. Uma actividade de sensibilização ambiental promovida com o objectivo de chamar a atenção para os diversos resíduos que, por acção humana, são lançados para o mar e contribuem para a poluição das águas, pondo em causa o equilíbrio dos ecossistemas marítimos.

Normalmente composto por materiais pesados e altamente poluentes, este tipo de lixo tem um período de vida muito longo, permanecendo no fundo do mar durante largas dezenas de anos até à sua deterioração. Restos de artes de pesca e resíduos sólidos urbanos, como embalagens de metal e plásticos, são os materiais mais comummente encontrados no fundo marinho, e a edição deste ano não fugiu à regra. Os mergulhadores, aconselhados a não ultrapassar a profundidade de segurança de 15 metros, tiveram de vencer a fraca visibilidade do fundo marinho para recolher uma quantidade significativa de resíduos, que foram içados para os barcos de apoio. No briefing que antecedeu o mergulho, os participantes foram ainda instruídos no sentido de evitar a zona da cabeceira do Canhão da Nazaré, onde o fundo pode atingir abruptamente profundidades abissais, causando dificuldades aos mergulhadores menos experientes.Nesta zona da Prainha situa-se, aliás, aquele que é considerado um dos mais espectaculares cenários de mergulho do País, a chamada “Parede”, caracterizada por uma grande beleza natural e diversidade biológica. A acção “Fundo Limpo” é uma organização da Câmara Municipal e do Clube Naval da Nazaré, com o apoio técnico do Centro de Mergulho Haliotis e colaboração da Capitania do Porto da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n