Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

Chico César e Paulinho Moska tocam (e trocam)cumplicidades musicais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Hoje à noite no Cine-Teatro de AlcobaçaDavid Mariano É hoje, às 21h 30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça: Chico César e Paulinho Moska juntam-se em palco para cantar os sucessos de cada um e partilharem com o público a substância musical de uma amizade de longa data. São nomes grandes no Brasil (o […]
Chico César e Paulinho Moska tocam (e trocam)<br>cumplicidades musicais

Hoje à noite no Cine-Teatro de AlcobaçaDavid Mariano É hoje, às 21h 30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça: Chico César e Paulinho Moska juntam-se em palco para cantar os sucessos de cada um e partilharem com o público a substância musical de uma amizade de longa data. São nomes grandes no Brasil (o que os torna “imensos” deste lado do Atlântico) e as afinidades entre os dois músicos parece que nunca mais acabaram desde que em 1998 um projecto intitulado “Os 5 no palco” os reuniu a ambos e a Zeca Baleiro, Lenine e Marcos Suzano em vários concertos no seu país de origem. “2 no palco” podia, por isso, ser um bom título para o que Chico César e Paulinho Moska vêm apresentar a Alcobaça num concerto exclusivo na região (e depois da passagem por Vila Nova de Famalicão e Lisboa).

Mas é mais do que isso o que iremos ver (e ouvir) esta noite: além das vozes, temos dois violões e muitas influências a operar no âmago da carreira destes dois artistas (para não falar da tão natural e abundante inspiração brasileira). Olhando um pouco às raízes de ambos, tudo parece dividi-los: se Chico César, por exemplo, é um filho do campo (nasceu em 1964, em Catolé da Rocha, no sertão da Paraiba), Paulinho Moska é um filho da cidade (vem da cidade do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1967). O primeiro assume que uma das referências mais importantes na sua infância vinham das manifestações de folclore na sua região (o “reisado” ou os ritmos tradicionais como o forró, o xote e o baião), enquanto o segundo conheceu a glória de uma casa nocturna gerida pelo seu pai conhecida por “Dancin’ Days”. Podem o campo e a cidade conviver assim em tão profunda cumplicidade? A dupla César e Moska vem provar que sim e prova ainda que cada um deles canta as músicas do outro (é de um dialogo, no fundo, que se trata), a que se juntam igualmente temas de André Abujamra (tais como “Alma não tem cura” ou “Mundo”). A palavra, tão ao gosto da expressão brasileira, representa outro papel fundamental neste espectáculo que os músicos pretendem um dia vir a editar em disco e onde se esperam cerca de duas dezenas de canções tocadas em registo acústico. Depois desta tournée de duetos, Chico César e Paulinho Moska já têm projectos individuais na forja que esperam vir a apresentar também em Portugal num futuro próximo. Em Junho, pelo menos, está previsto o lançamento de um novo álbum de César, intitulado “Francisco, Forro y Frevo”, onde o autor reivindica as suas fortes raízes nordestinas e populares, estando Moska a pensar editar um trabalho a partir do seu programa televisivo “Zoombido” que reincide na reunião de duetos com gente tão respeitável quanto Gilberto Gil, Zélia Duncan ou Francis Hime. Até lá, Chico César e Paulinho Moska continuam juntos e juntos ocupam-se a curar as almas do mundo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n