Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 27° C
18° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Bancada do PS preocupada com a pesca do corrimão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Moção aprovada por unanimidadeA Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na penúltima sessão, uma moção a dirigir ao Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, reiterando a necessidade de regulamentação da pesca do corrimão. A moção proposta pelo Partido Socialista e aprovada por unanimidade, lembra que este tipo de pesca artesanal «integra os valores […]
Bancada do PS preocupada com a pesca do corrimão

Moção aprovada por unanimidadeA Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na penúltima sessão, uma moção a dirigir ao Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, reiterando a necessidade de regulamentação da pesca do corrimão. A moção proposta pelo Partido Socialista e aprovada por unanimidade, lembra que este tipo de pesca artesanal «integra os valores sócio-culturais da nossa comunidade piscatória» e sustenta que a actividade deveria ser regulamentada de forma «a permitir aos pescadores o exercício desta pesca, legalmente enquadrada».

A arte do corrimão, praticada há décadas na Nazaré, não existe aos olhos da lei e, por isso, quem a pratica está sujeito à aplicação de multas. A necessidade de reconhecer e regulamentar esta forma de pesca de anzol tem sido defendida pela Câmara Municipal da Nazaré junto do Poder Central, quer pela importância da preservação da tradição piscatória, quer pelo baixo impacto da sua prática em termos ambientais.A pesca do corrimão é uma arte de anzol apeada, praticada sobretudo no Inverno, e durante largas décadas foi a forma de sustento das famílias nazarenas quando as condições de mar não permitiam a saída das embarcações. Trata-se de uma arte selectiva, na medida em que apanha apenas o peixe graúdo, e não tem impactos nocivos sobre o ecossistema marinho, dado recorrer a uma técnica rudimentar de captura. A pesca do corrimão é praticada na praia, junto à rebentação, largando ao longo da costa uma linha com anzóis que é arrastada para o largo com a força das ondas. O pescador recolhe, depois, a linha com ou sem peixe agarrado. Este é um tipo de pesca em que o robalo é a principal espécie capturada e que se faz, sobretudo, na Praia do Norte.Em Agosto de 2005, a Câmara Municipal da Nazaré apresentou à Assembleia da República uma proposta de legalização argumentando que se trata “de uma pesca tradicional e amiga do ambiente” que “faz parte da memória e identidade dos pescadores nazarenos constituindo, por isso, um património cultural que se deve preservar e valorizar”.Por proposta do Grupo de Cidadãos Independentes, há cerca de um ano, o executivo municipal aprovou uma proposta defendendo a regulamentação daquela modalidade como pesca lúdica.Os seus praticantes da pesca de corrimão estão sujeitos a coimas entre 500 e os 3.500 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n