Tânia RochaO negócio do Franchising atrai cada vez mais os investidores nos concelhos de Nazaré e Alcobaça. Este tipo de negócio está emergente em diversos sectores. Os negócios de franchising mais comuns nestes dois concelhos são as seguradoras, agências imobiliárias, institutos ópticos, boutiques, agências de telecomunicações, agências de viagens e lavandarias. O poder da marca é cada vez mais importante num mundo dos negócios e principalmente, no sistema de franchising.
Este negócio estabelece uma relação entre o franchisador e o franchisado. O franchisador concede ao franchisado o direito de utilizar a marca, explorar os produtos e serviços, mediante um determinado valor. O franchisador, ou seja, a pessoa ou empresa que possui os direitos originais da marca e do franchising, é quem decide, mediante critérios próprios, a quem ceder os direitos do uso da marca e funcionamento do negócio. Uma vez franchisado, este agente tem de pagar um montante de entrada na rede, quando inicia o negócio e, durante toda a sua existência, um valor fixo mensal e um variável, conforme as vendas. Estas duas entidades estão sempre em constante ligação. O franchisado é obrigado a seguir a estratégia definida pelo franchisador, em termos de produtos, segmentos, preços e imagem, principalmente. O franchisado tem por obrigação conservar a identidade e reputação da rede, além de ser avaliado constante e permanentemente. As empresas de franchising para angariar mais franchisadores começam pela recepção das candidaturas; entrevistas selectivas, que visam identificarem potenciais agentes; celebração de contratos; formação dos franchisados; abertura do estabelecimento; acompanhamento; planeamento estratégico da rede e serviço pós-venda. Todo este processo se prende com a manutenção, protecção e evolução da marca.O franchising é actualmente uma rede de negócios em constante crescimento, a nível nacional e internacional. Com as novas tecnologias da informação, cada vez mais acessível a um grande número de pessoas, torna-se mais fácil conhecer as oportunidades deste negócio e saber como o poder integrar.O franchising mostra-se uma oportunidade para a iniciativa de quem pretende gerir e montar um negócio com algum reconhecimento e credibilidade, numa economia e sociedade em que a marca, já implantada no mercado, assume uma grande importância.
0 Comentários