Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

“Sextas do Documentário” mostram “À Espera da Europa”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Christine Reeh, cineasta alemã radicada em Portugal há dez anos, mostra filme premiado em Alcobaça.No Cine-Teatro de AlcobaçaTodos os meses e sempre a uma sexta-feira o Cine-Teatro de Alcobaça tem documentários para todos os gostos. As “Sextas do Documentário, assim se chama a iniciativa, foi a forma que o doclisboa e a Câmara Municipal de […]
“Sextas do Documentário” mostram “À Espera da Europa”

Christine Reeh, cineasta alemã radicada em Portugal há dez anos, mostra filme premiado em Alcobaça.No Cine-Teatro de AlcobaçaTodos os meses e sempre a uma sexta-feira o Cine-Teatro de Alcobaça tem documentários para todos os gostos. As “Sextas do Documentário, assim se chama a iniciativa, foi a forma que o doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça encontraram para dar a conhecer algumas das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa em 2006. Cerca de um mês antes da segunda extensão doclisboa 2007 subir a Alcobaça (a primeira realizou-se no último mês de Janeiro), esta rubrica mensal dedicado ao cinema do real volta a mostrar no dia 12 de Outubro mais um filme: “À Espera da Europa” da realizadora Christine Reeh, pelas 21.30 horas.

Trata-se da história de uma jovem imigrante búlgara que veio para Portugal à procura da sua independência e na esperança de realizar o sonho de uma vida melhor. Vânia passa por medos e desafios ao mesmo tempo que tenta encontrar respostas para as suas angústias, mas é quando começa a viver em Espanha que se apercebe do seu isolamento e de como se encontra num ciclo típico de dependência. Filme sobre a emigração numa perspectiva feminina, “À Espera da Europa” reflecte sobre o crescimento enquanto se espera que um dia as utopias da Europa se realizem. A sessão será seguida de debate com a presença da realizadora Christine Reeh, a qual responderá ainda a questões colocadas pela audiência. A cineasta alemã, radicada em Portugal há 10 anos, ganhou recentemente com esta obra o prémio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Independente e Vídeo de Nova Iorque. O filme que esteve também presente na última edição do doclisboa 2006, será o último antes de uma nova extensão deste certame no Cine-Teatro de Alcobaça, marcada para os dias 23 e 26 de Novembro, e que incluirá novos títulos da programação prevista no doclisboa 2007.O doclisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e a sua quinta edição, entre 18 e 28 de Outubro de 2007, trará novamente a Lisboa (à Culturgest, ao São Jorge e Londres) o melhor da produção nacional e internacional de documentário: 11 dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

José Soares dá nome à Biblioteca Municipal

No dia em que o autor de várias obras dedicadas à sua terra completou 100 anos de vida, a Biblioteca Municipal prestou-lhe homenagem. O nome de José Soares passa, a partir de hoje, a estar ligado à Biblioteca Municipal. O Município prestou homenagem ao autor de...

jose soares