Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 27° C
18° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Pesca e Turismo: Presente e Futuro!

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António SalvadorA Nazaré transforma-se, como outras vilas de Mar e Pescadores. Foi vila Piscatória no passado; é vila Turística no presente. São alterações profundas e irreversíveis que ninguém pode ou quer parar.Apesar dos sentimentos de protecção à pesca, da resistência à mudança e da Saudade, a alteração foi e é desejada. As famílias vivem melhor […]

António SalvadorA Nazaré transforma-se, como outras vilas de Mar e Pescadores. Foi vila Piscatória no passado; é vila Turística no presente. São alterações profundas e irreversíveis que ninguém pode ou quer parar.Apesar dos sentimentos de protecção à pesca, da resistência à mudança e da Saudade, a alteração foi e é desejada. As famílias vivem melhor agora. Como seria sem Turismo?Em terra de pescadores, o esforço de muitos anos levou as famílias a ver no turismo uma solução para melhorar as suas condições de vida, fugindo ao “mar traiçoeiro” e à dureza da pesca e dos “Invernos”.

Dos “palecos” aos franceses e espanhóis, e mais de tudo um pouco, as pessoas aproveitam o Mar, a Praia e o Sol. Do peixe aos “chambres”, vão ganhando dinheiro para sustentar a família.Os pescadores, apesar de apelos e iniciativas para defender a actividade piscatória, são em muito menor número. Tem de ser assim? E a defesa da pesca? E o porto de abrigo? Será o melhor amigo e o maior inimigo do pescador?Hoje, há muitas famílias de pescadores na actividade turística, de onde tiram o sustento. É inevitável? É esse o caminho? Creio que sim. Devemos apostar forte neste sector. Da restauração à hotelaria, a marca “Nazaré” (Praia, Sol, Mar, Cultura e Paisagem), tem de aproveitar as características e as condições naturais existentes, sem “estragar”.Também há potencial no “Mundo Rural”, onde há o que o Concelho e a Região têm de melhor. “Ninguém é sozinho”! O mundo é global e os produtos agrícolas da Região, os monumentos, a Paisagem rural e natural, são um potencial de riqueza. A Região é forte em diversidade e condições naturais. O Turismo é uma oportunidade para nós, devemos abraçá-la sem perder a identidade.Há que lembrar quem somos, as nossas raízes e Cultura, assumindo com orgulho as diferenças. Mas também devemos ser mais sofisticados. Há que investir em atendimento, hotéis e equipamentos com qualidade.Temos de travar a desordem urbanística e a construção maciça, optando por unidades turísticas de grande potencial, com golfe e outros recursos e actividades para atrair o turista de valor, amante do mar, da paisagem e da qualidade ambiental e cultural.Com Mar e Marina, Paisagem e Mundo Rural, Cultura e Gentes, temos trunfos sérios para o Turismo de qualidade e uma alternativa económica séria para o futuro dos nossos filhos. Temos de acreditar nisso, e temos de trabalhar em equipa para seguir esse caminho. Está nas nossas mãos!Há que conjugar a Pesca e o Turismo, o Porto e a Marina. Como antes, o Mar é a grande oportunidade e uma porta para o Futuro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n