Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

Mosteiro de Alcobaça regista aumento de visitantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mosteiro de Alcobaça acolheu mais de 7 mil visitantes do que o ano passado em Julho. Após eleição para as 7 Maravilhas de Portugal David Mariano Segundo dados avançados pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, o Mosteiro de Alcobaça registou no último mês de Julho um aumento de 38% no […]
Mosteiro de Alcobaça regista aumento de visitantes

Mosteiro de Alcobaça acolheu mais de 7 mil visitantes do que o ano passado em Julho.

Após eleição para as 7 Maravilhas de Portugal David Mariano Segundo dados avançados pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, o Mosteiro de Alcobaça registou no último mês de Julho um aumento de 38% no número de visitantes em relação a igual período do ano passado. Se em 2006 foram 20.068 os visitantes que passaram por Alcobaça para visitar o monumento mais importante da cidade, já em Julho de 2007 os valores ascenderam aos 27.768 visitantes. O acréscimo verificou-se cerca de um mês depois da consagração do Mosteiro de Alcobaça como uma das 7 Maravilhas de Portugal.

A Câmara Municipal de Alcobaça não tem dúvidas em referir, através do seu site oficial, que este facto prova “o impacto que o concurso das ‘7 Maravilhas’ teve junto dos portugueses, e o acerto da aposta municipal em ver o Mosteiro de Alcobaça entre os eleitos”. E vai mais longe: considera que o Estatuto de Património da Humanidade, a Requalificação Urbana da Zona Envolvente e as iniciativas de dinamização do Centro Histórico têm constituído “peças fundamentais” para achegada de novos turistas. Em declarações ao Região da Nazaré, Rui Rasquilho, actual director do Mosteiro de Alcobaça, admite existir uma relação directa entre a nomeação do monumento para as 7 Maravilhas de Portugal e o acréscimo de visitas, não sendo “alheia a projecção mediática que o evento trouxe a Alcobaça”. Mas adverte ser muito cedo para apontar razões para esta subida e só em Setembro é que poderá ter uma noção concreta dos valores e do tipo de turistas que se deslocaram até à cidade. O director do monumento considera aliás que “há um despertar da população portuguesa para o turismo cultural”. E sublinha um conjunto de factores prováveis a contribuir para o fenómeno: “Houve um aumento de famílias e de pessoas que vêm individualmente até a Alcobaça, mas também é preciso assinalar que houve um aumento da entrada de turistas em Portugal este ano. Só no próximo Outono é que poderemos ter uma noção mais concreta.” Quanto à sustentabilidade dos números, Rui Rasquilho acredita ser possível mantê-los, com perspectiva de crescer mais no futuro, desde que se insista num forte trabalho de cobertura mediática e os agentes turísticos se desdobrem em acções de oferta de serviços e promoção local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n