Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Recorde foi de 47 metros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Laboratório Nacional de Engenharia Civil procedeu aensaios na falésia da Nazaré Laboratório Nacional de Engenharia Civil estudou a situação Faixa de risco da praia da Nazaré poderá ser reduzida para menos dos actuais cem metros A faixa de risco da arriba da Nazaré, que obrigou à interdição de 100 metros da praia de banhos na […]
Recorde foi de 47 metros

Laboratório Nacional de Engenharia Civil procedeu aensaios na falésia da Nazaré

Laboratório Nacional de Engenharia Civil estudou a situação

Faixa de risco da praia da Nazaré poderá ser reduzida para menos dos actuais cem metros

A faixa de risco da arriba da Nazaré, que obrigou à interdição de 100 metros da praia de banhos na praia da Nazaré, poderá vir a ser reduzida.

. Esta é a principal indicação dos ensaios de queda de graves realizados no passado dia 22 de Junho no promontório da Nazaré, num âmbito de estudo de estabilidade da vertente sul realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) por solicitação da Câmara Municipal da Nazaré (CMN).

Numa análise preliminar, baseada nos dados registados na observação da zona de impacto dos blocos, os responsáveis do LNEC consideram ser possível avançar rapidamente com uma recomendação no sentido da redução da actual faixa de risco, coadjuvada por uma intervenção na base do promontório, que passará pela execução de uma vala e de mota de retenção.

Apoiada neste relatório preliminar, a CMN já iniciou contactos com as entidades responsáveis, nomeadamente o Instituto Nacional da Água (INAG), no sentido de avançar o mais rapidamente possível com os trabalhos necessários à redução da faixa de risco. Entretanto, o INAG já terá manifestado a Jorge Barroso, presidente da autarquia a sua disponibilidade para aceitar as medidas que venham a ser preconizadas no relatório preliminar do LNEC. Numa segunda fase do estudo, as conclusões provisórias terão de ser confirmadas pelo tratamento dos dados recolhidos, com base em cálculos matemáticos. O relatório definitivo e as recomendações finais do estudo de estabilidade da arriba sul do promontório só deverão estar concluídos depois do Verão.

Os ensaios de queda de blocos de betão armado e de pedra calcária de vários tamanhos, que decorreram ontem entre as 9 e as 19 horas sob condições atmosféricas favoráveis e sem quaisquer problemas, acabaram por ficar concluídos num único dia, em vez dos dois previstos. Os trabalhos, conduzidos por uma equipa de técnicos do LNEC, foram acompanhados por funcionários da CMN e um técnico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT).

Dos inúmeros lançamentos realizados, em diversos pontos do topo da arriba, no Sítio da Nazaré, constatou-se que a maior parte dos blocos em queda ficou na base do promontório, numa faixa até aos 30 metros. Poucos ultrapassaram esta barreira e apenas um atingiu os 47 metros, a distância máxima registada nas observações. Estudos preliminares apontam para redução da Faixa de Risco na praia da Nazaré

Para já, estes resultados preliminares deixam Jorge Barroso, satisfeito, embora sublinhe que “o importante é a segurança das pessoas”. A discrepância entre os dados obtidos pelo LNEC e os do INAG, deve-se ao facto deste último organismo, ter utilizado uma fórmula genérica para o cálculo da delimitação da área de risco e não ter realizado estudos no local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor