Lenda da Padeira de Aljubarrota revivida em teatro de marionetas
Companhia de Teatro S.A. Marionetas cria um novo espectáculo A vida da heroína de Aljubarrota apresentada em versão de marionetas António Paulo A Companhia de Teatro S.A.Marionetas, de Alcobaça, está a desenvolver desde o passado dia 9, no Auditório da Escola Adães Bermudes, um ciclo de espectáculos destinado aos alunos das escolas do concelho mediante prévia marcação. O “Theatrum Puparum”, um original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, estará também no palco do Auditório da Escola Adães Bermudes, nos dias 27 de Janeiro e 10 de Fevereiro, às 16 horas, para levar à cena dois espectáculos destinados ao público em geral.
O espectáculo escolhido para Janeiro e Fevereiro é “Theatrum Puparum – A Padeira de Aljubarrota”, que conta a vida desta heroína portuguesa. Espectáculo para todas as idades “Theatrum Puparum” (teatro de bonecos), bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas lindas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite, relatam a história “A Padeira de Aljubarrota”. Este original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira – que também pesquisaram, conceberam igualmente as marionetas, as estruturas e os cenários – conta ainda com a participação da costureira Maria Luísa Gil.
Entretanto “por ordem do senhor das terras de Aljubarrota” está estabelecido que “as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas histórias”. Está igualmente determinado que “os animadores dos bonecos durante o acto estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas histórias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sobe pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior, citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.”
A calendarização dos espectáculos para as escolas está definida do seguinte modo: dias 18, 23, 25, 30 de Janeiro e dias 1, 6, 8, 13 e 15, sendo que os horários das apresentações terão de ser estabelecidos com os docentes. O Auditório da Escola Adães Bermudes tem uma lotação de 63 lugares e para a realização do espectáculo terá que haver um mínimo de 30 espectadores por sessão, estando definido que atendendo à limitada lotação da sala, as marcações serão efectuadas por ordem de chegada. Para mais informações deverão os interessados contactar a SA Marionetas, através do número 967086609.
0 Comentários