Assembleia Municipal da Nazaré aprova orçamento com voto de qualidade do presidente da AM

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal (AM) da Nazaré aprovou no passado dia 27 de dezembro, com o voto de qualidade do presidente deste órgão, o orçamento camarário para 2025, no valor de 31,3 milhões de euros. Os documentos previsionais, tinham sido chumbados na Assembleia Municipal (AM), realizada a 11 de dezembro, na sequência de pedido de renúncia, […]

A Assembleia Municipal (AM) da Nazaré aprovou no passado dia 27 de dezembro, com o voto de qualidade do presidente deste órgão, o orçamento camarário para 2025, no valor de 31,3 milhões de euros.

Os documentos previsionais, tinham sido chumbados na Assembleia Municipal (AM), realizada a 11 de dezembro, na sequência de pedido de renúncia, com efeitos imediatos, de dois deputados socialistas, deixando em minoria o partido que lidera a Câmara da Nazaré.

O orçamento voltou a ser submetido à AM, resultando a votação em 11 votos favoráveis do PS, 11 votos contra da CDU e do PSD e uma abstenção do Bloco de Esquerda. A aprovação do documento acabou por ser decidida com o voto de qualidade do presidente da Assembleia.

A CDU e o PSD justificaram o voto contra pelo facto de o orçamento não ter sofrido qualquer alteração relativamente ao apresentado na sessão anterior.

A deputada do Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, justificou a sua abstenção “não como um ato de passividade”, mas como “um voto de compromisso e de exigência para com o PS”, depois de ter negociado com o executivo socialista a construção de parques infantis inclusivos, a automatização da tarifa social de água e contração de um intérprete de língua gestual para as sessões da AM.

O documento no valor 31.307,670€, tinha sido aprovado no final de novembro, em reunião do executivo, com quatro votos a favor (do PS) e três contra (do PSD e da CDU) – um aumento de 3 milhões de euros relativamente ao ano anterior, justificado pelo acréscimo na rubrica de aquisição de bens de capital e pelo aumento das despesas com aquisição de bens e serviços.

Entre os principais investimentos, a realizar pelo município, destacam-se: Funicular da Pederneira – 8,4 milhões de euros; ELH – Estratégia Local de Habitação – 1,1 milhões de euros; Interface de Transportes Públicos – Av. do Município – 631 mil euros; Bairros Comerciais Digitais – 549 mil euros; Instalação do Juízo de Competência Genérica da Nazaré– 325 mil euros; Ampliação e Remodelação do Polo de Famalicão da USF Global – 307 mil euros; Centro de Responsabilidade Integrado Oeste – 250 mil euros; e Pavimentação de Estradas e Caminhos no Concelho – 195 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda