As Bandeiras Azul e Praia Acessível – Praia Para Todos foram hasteadas, no passado dia 28, em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória [Pataias].
Durante as cerimónias, Leonor Freitas, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, elogiou o “investimento significativo da Câmara Municipal de Alcobaça na melhoria das condições de acessibilidade implementadas este ano”.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, disse que “este é o reconhecimento de todo um trabalho promovido pela Câmara Municipal em conjunto com a freguesia de São Martinho do Porto e a União de Freguesias de Pataias e Martingança”.
“Tão importantes são as melhorias como a manutenção de tudo o que já foi feito nos anos anteriores, desde os equipamentos, apoios de praia, programas de educação ambiental, contratos com os concessionários, entre vários outros aspetos”, disse o autarca, acrescentando que “São Martinho do Porto é uma marca do concelho de Alcobaça e estamos a trabalhar para que todas as pessoas, com maior ou menor mobilidade, possam usufruir desta experiência magnífica que é a nossa Concha Azul”.
Herminio Rodrigues explicou, ainda, que “em Paredes da Vitória estamos igualmente a introduzir melhorias nas acessibilidades, mas destaco sobretudo a recente instalação de um coletor de esgotos para servir as habitações das gentes que tanto gostam desta praia. É uma obra desejada e idealizada pelo Município, que nos orgulhamos de concluir. Temos as condições para alargar a certificação Bandeira Azul a mais praias do norte do concelho e estamos empenhados nessa missão.”
Em matéria de acessibilidades, as praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória apresentam melhorias ao nível da implementação do sistema ColorADD (códigos de identificação de cores para daltónicos) aplicado na bandeira de praia e nos contentores; disponibilização de andarilhos e canadianas para complementar as cadeiras anfíbias; barracas para mobilidade condicionada com estrados para acesso de cadeira de rodas (apenas em São Martinho do Porto; novos painéis de informação de acordo com as normas da ABAE; e placas de proibição de animais, homologadas pelo Instituto de Socorros a Náufragos.
De acordo com a Autarquia, os andarilhos, canadianas e cadeiras anfíbias podem ser requisitados junto aos balneários em São Martinho do Porto e junto ao apoio de praia (bar/restaurante) “SOMAR”, em Paredes da Vitória.
0 Comentários