O Externato Dom Fuas Roupinho concluiu a última fase do concurso, percurso #3 – Agir para Alterar, da 3.ª edição do Programa RedEscolas AntiCorrupção – Escolas que nos inspiram uma cultura de integridade, uma iniciativa da Associação All4Integrity na luta contra a corrupção.
O concurso teve início em outubro com a participação dos alunos do 10.º ano dos cursos de Esteticista, Técnico/a Auxiliar de Farmácia e Técnico/a de Informática-Sistemas e do 11.º ano dos cursos de Cabeleireiro/a, Esteticista e Técnico/a de Informática-Sistemas.
Os alunos criaram uma exposição aberta à comunidade, que dividiram em duas partes, sobre a corrupção informática e os dados de corrupção, em Portugal e nos 180 países da Europa Ocidental e União Europeia, que o Índice de Perceção da Corrupção, criado pela Transparency International, forneceu sobre o ano 2023.
O Índice realiza anualmente a análise do fenómeno da corrupção, a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público.
No dia 17 de abril, dia em que se assinalou o Dia Europeu da Informação para os Jovens, foi promovida uma atividade sobre a corrupção desportiva, dirigida aos alunos dos 10.º e 11.º anos do curso Técnico/a de Informática-Sistemas.
De acordo com a escola, “os alunos trabalharam os temas com grande sentido de responsabilidade, autonomia, criatividade e de cidadania no combate à corrupção que é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento social e económico de qualquer país”.
0 Comentários