A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro.
Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita a trabalhos de conservação e restauro.
“É um dia importante, que ficará na memória de todos, porque historicamente só existiram dois momentos em que saiu do Santuário: durante as invasões francesas, para fugir às pilhagens das tropas de Napoleão, e agora nesta circunstância. É verdade que não conhecemos nenhum momento em que tenha tido uma intervenção desta grandeza,” explica Nuno Batalha, Presidente da Mesa da Confraria de N. S. Nazaré.
O regresso da estátua teve direito a uma cerimónia pública organizada pela Confraria de NS Nazaré que passeou a imagem pelas ruas da vila até ao Santuário, seguida de missa presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e que contou, para além de inúmeros devotos, com a presença da cantora Fafá de Belém, grande devota da imagem.
Os trabalhos de restauro permitiram, para além da conservação da peça, “conhecer a história desta imagem”, ainda envolta em alguns segredos, tais como a datação exata.
0 Comentários