O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais, comemorou-se no passado dia 16 de outubro.
O Rendimento Social de Inserção é uma prestação pecuniária com caráter transitório, desempenhando um papel crucial na proteção e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e carência económica.
A equipa de protocolo de RSI foi criada a 15 de outubro de 2008, numa parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e o Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, com o objetivo de acompanhar as famílias mais carenciadas do concelho de Alcobaça.
Em abril de 2023, na sequência da transferência de competências da Segurança Social para os Municípios, a Câmara Municipal de Alcobaça em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, assumiram a continuidade deste protocolo e o município a coordenação do RSI e do SAAS.
A parceria impulsionou a realização de obras de requalificação nas instalações do RSI e a aquisição de duas viaturas.
Atualmente são acompanhados 218 agregados familiares, o que corresponde a 486 beneficiários.
“Ao longo destes anos, esta equipa tem sido um farol de esperança para inúmeras famílias, proporcionando apoio financeiro, orientação, capacitação para o desenvolvimento pessoal e redução das desigualdades e isolamento social. Durante estes 15 anos, foram alcançados vários marcos, incluindo a integração bem-sucedida dos beneficiários no mercado de trabalho, formação profissional, melhoria das condições de habitabilidade, encaminhamento para outras respostas sociais e o acesso a serviços de saúde e educação. Hoje olha-se para o futuro com entusiasmo, sabendo que ainda há caminho para percorrer, na luta pela inclusão social, igualdade de oportunidades e bem-estar, de todos munícipes do concelho de Alcobaça”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues.
0 Comentários