A Mostra dos Doces Conventuais de Alcobaça assinala 25 anos com novidades na edição que abrirá portas esta quinta-feira dia 16 de novembro.
“Hoje em dia, assistimos a uma profusão de eventos gastronómicos por esse país fora, mas foi em Alcobaça que tudo começou. Fomos o primeiro município a elevar a doçaria e os licores conventuais a uma escala internacional. Vamos assinalar esta 25ª edição com a dignidade e o prestígio que ela merece”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, na conferência de imprensa de lançamento da 25ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais (16 a 19 de novembro).
Além da tradicional mostra com 34 participantes (26 produtores e 8 mosteiros / ordens monásticas), os 25 anos da Mostra serão assinalados com um vasto programa cultural no qual se destaca os showcookings com alguns dos maiores especialistas gastronómicos nacionais (Chef João Ribeiro, Tânia Amor, Ausenda Castanheira, Chef Fernando Correia, Chef Rui Lopes, Chef Ricardo Raimundo e Chef Fábio Bernardino).
Haverá, também, espetáculos musicais com artistas e associações locais (Sociedade Filarmónica Turquelense, Academia de Música de Alcobaça, Coro da Banda de Alcobaça, Orquestra Ligeira e Juvenil do Bárrio, Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense).
O primeiro dia da Mostra (16 de novembro) arrancará com a sessão solene de homenagem a todos os participantes do evento (18h00) e com o concerto da cantora lírica Sofia Escobar.
No sábado e domingo (18 e 19 de novembro), terá lugar o espetáculo imersivo “Quadros Vivos de Caravaggio” que recria, com atores reais, uma sequência de 21 quadros do histórico pintor barroco italiano (Claustro do Rachadouro).
Todas estas iniciativas decorrerão no Claustro do Rachadouro, espaço pertencente ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, cedido pelo Grupo Visabeira.
Este ano, as galerias do Claustro D. Dinis (que dão acesso às salas dos participantes) serão adornadas com a exposição “Mérito em Retrospetiva: 25 Anos” com todos os doces vencedores de todas as edições do tradicional concurso, que este ano não se realizará.
“Como forma de envolver os nossos visitantes nesta celebração, vamos convidar as pessoas a votar no melhor doce e no melhor licor através de website / aplicação móvel criados especialmente para este efeito. Este ano serão as pessoas a escolher o melhor doce e o melhor licor”, explicou Hermínio Rodrigues.
O edil relembrou que “a Câmara Municipal está a trabalhar para conseguir mais algumas surpresas. A par da Feira de São Bernardo, este é o evento de maior ambição e projeção do nosso território e da nossa economia. É um evento que promove a nossa felicidade: a felicidade de quem nos visita, mas sobretudo a felicidade dos alcobacenses. Estamos a contribuir para reforçar junto das nossas gentes um sentimento de pertença ao nosso território, de orgulho no que é nosso.”
Outra das novidades deste ano é a possibilidade adquirir as entradas para a Mostra (1€) através da Bilheteira Online, em complemento à venda local (na Ala Norte do Mosteiro de Alcobaça).
O evento representa um investimento que ascende aos 150 mil euros.
0 Comentários