Produtos em fim de validade, ou em embalagens danificadas, excedentes de restaurantes, pastelarias ou take-aways, comida em bom estado, mas que já não pode ser vendida, acabaria no lixo, se não existisse a Re-food.
Só em Alcobaça, e no mês de agosto, foram evitados 3 390 kgs de desperdício, que alimentaram 45 famílias, num total de 146 beneficiários.
“Um trabalho só possível graças às dezenas de voluntários que todos as semanas dão duas horas do seu tempo livre, para manter esta causa em funcionamento e a bom ritmo”, refere esta entidade.
Imprescindível também é a generosidade dos parceiros (supermercados e outros), que “doam os alimentos que, depois, são distribuídos por quem mais necessita. Nota ainda para a empresa Pneus do Alcoa que cedeu o espaço para que todo o trabalho possa ser realizado, e para outras empresas e entidades que colaboraram com frigoríficos e outros bens, de modo a garantir a continuidade do projeto”.
Tendo-se verificado nos últimos tempos um aumento de pedidos de ajuda, a Re-food Alcobaça lança o convite a todos aqueles que sentem em si vontade de ajudar, para que se inscrevam como voluntários desta causa.
Bastam duas horas por semana, entre as 19:30 e as 21:30, para fazer a diferença na vida da comunidade. O serviço a prestar é bastante simples (recolha ou divisão/entrega de comida), acessível a qualquer pessoa.
“Em troca receberá sorrisos, integração numa equipa de pessoas com desejo de ajudar o próximo e o agradecimento de quem está a passar uma fase complicada e tem na Re-food um apoio fundamental para garantir a sua alimentação”.
Os interessados poderão enviar mensagem para o 964 155 576 ou email geral.alcobaca@re-food.org. Podem, também, apresentar-se no centro de operações, nas traseiras dos Pneus do Alcoa em Alcobaça, de 2ª a 6ª, entre as 19:30 e as 21h, e esclarecer todas as dúvidas.
0 Comentários