FAM reviu a taxa de juro do contrato de empréstimo à Nazaré para 0,95%

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção Executiva do FAM despachou favoravelmente o pedido do Município da Nazaré de revisão da taxa de juro do contrato de empréstimo de assistência financeira em vigor, fixando-a nos 0,95%. “Esta redução da taxa de juro permite ao Município da Nazaré uma poupança financeira relevante, de cerca de 3,48 milhões de euros no total […]

A Direção Executiva do FAM despachou favoravelmente o pedido do Município da Nazaré de revisão da taxa de juro do contrato de empréstimo de assistência financeira em vigor, fixando-a nos 0,95%.

“Esta redução da taxa de juro permite ao Município da Nazaré uma poupança financeira relevante, de cerca de 3,48 milhões de euros no total da vigência do contrato”, refere a informação da Câmara.

A minuta da adenda ao contrato foi aprovada na última reunião de Câmara, no passado dia 13 de abril, e será remetida à Assembleia Municipal, que reunirá ainda este mês, para deliberação final.

“Só o cumprimento de todas as obrigações financeiras inscritas no plano ajustamento municipal junto do FAM permitiu que esta entidade revisse a taxa juro para quase metade da anterior. Relembro que dentro desse ajustamento, face ao previsto no PAM, o Município pagou 1 milhão extra face ao previsto nestes 3 anos”, afirma Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.

O contrato de empréstimo celebrado entre o FAM e o Município da Nazaré encontra-se em vigor desde 27 de dezembro de 2018, pelo que, “tendo decorrido já 4 anos, é-lhe aplicável a possibilidade de revisão da taxa de juro”, dado que a contabilização dos juros resultantes da aplicação da nova taxa se iniciou no primeiro período de contagem após a data de efeitos do contrato de empréstimo de assistência financeira.

Recorde-se que em novembro de 2020 a direção do FAM deliberou definir uma nova taxa de remuneração dos empréstimos a conceder no âmbito da assistência financeira aos Municípios que se encontram em situação de recuperação financeira, fixando-a nos 0,95%.

O Município da Nazaré assinou o contrato de empréstimo com o Fundo de Apoio Municipal, no valor de 35.242.012,00€, a amortizar no período de 32 anos, no final do ano 2018.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda