Um ano após a inauguração da requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes regressou, no passado dia 28 de novembro, à Associação dos Beneficiários da Cela, para abrir as XIII Jornadas da FENAREG – Federação Nacional de Regantes.
Na sua intervenção de acolhimento e de abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues falou do “excelente relacionamento entre a autarquia a Associação de Beneficiários da Cela cujo excelente trabalho desenvolvido em prol desta nobre missão de modernizar a agricultura do Concelho, contribui para o sustento e a alimentação de famílias em todo o mundo.”
Hermínio Rodrigues apontou também para os futuros projetos de regadios no concelho de Alcobaça, nomeadamente o da Maiorga, “para o qual já elaborámos os estudos preliminares necessários. Estamos também a estudar a criação de potenciais zonas de regadio no Vale do Baça e em São Martinho do Porto e Alfeizerão, para os quais está a ser feito um levantamento de propriedades e proprietários.”
Para o autarca “a agricultura é um setor fortemente ligado ao coração e à identidade dos alcobacenses, fruto do legado cisterciense. Para que se mantenha com esse estatuto, é preciso água e infraestruturas modernas, distribuídas de forma eficiente e sustentável, para que a atividade agrícola continue a ser economicamente viável. Estou certo de que a Sra. Ministra saberá materializar as nossas pretensões em ações concretas, nomeadamente a nível do financiamento.”
0 Comentários