Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.
A avaliação da onda foi feita através de frames das filmagens e corrigida geometricamente com base na câmara e sua inclinação. A análise do tamanho ponderou vários fatores tais como a qualidade da filmagem, condições atmosféricas e ângulos e distância entre fotógrafo e onda. Para tal, foram utilizados alguns objetos de referência como a mota de água e o surfista, sendo, posteriormente, as imagens, convertidas de pixels para pés/metros.
Sebastian Steudtner nasceu na Alemanha a 4 de maio de 1985. Em adolescente o seu amor pelo surf levou-o ao Havai, onde aprendeu a surfar. Desde 2013 que a Nazaré é a sua casa de inverno e é conhecido pela sua abordagem destemida às ondas gigantes.
Sebastian foi duas vezes vencedor do prémio WSL Big Wave, em 2010 e 2015.
Na Praia do Norte, o norte-americano Garret Macnamara surfou em 2011 uma onda de 23,77 metros. Em 2017 foi a vez do brasileiro Rodrigo Koxa ver registada uma onda de 24,38 metros.
Ao nível das senhoras, Maya Gabeira é a única surfista feminina a ser distinguida nesta categoria, sendo detentora duas vezes do record do Guiness, uma em 2018 e outra em 2020, com ondas de 20,72 metros e 22,4 metros, respetivamente.
0 Comentários