A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça deverá lançar no final do próximo ano um livro sobre o Rancho Alcôa.
O documento falara da história do Rancho, através de testemunhos de antigos membros e imagens da história deste grupo.
O espólio deste grupo, cuja primeira exibição de que há registo aconteceu em agosto de 1939, está no Museu Raul da Bernarda
A mostra contém o espólio doado pelos antigos membros do grupo e retrata a memória etnográfica e artística de um passado rico, em termos culturais e sociais, da sociedade alcobacense.
O rancho foi idealizado por Joaquim Pedrosa Silvério de Carvalho, Ernesto Joaquim Coelho e Gilberto Magalhães Coutinho. Esteve em atividade durante mais de duas décadas e espelhou os valores, tradicionais e costumes da região. Atuou em vilas e cidades portuguesas, em festas, e foi, muitas vezes, embaixador da cultura alcobacense.
Recentemente, por iniciativa da Associação FelizCidade, foi tema de uma conversa que decorreu no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça, e que serviu para recordar histórias que, dentro de alguns meses, passarão a constar em livro, cuja coordenação ficará a cargo do historiador alcobacense Jorge Pereira de Sampaio.
0 Comentários