Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
10° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Detido homem que aterrorizou mulher durante 33 anos de casamento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um homem de 53 anos foi detido, na passada quarta-feira, por violência doméstica e por posse de armas proibidas, em Alcobaça, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Um homem de 53 anos foi detido, na passada quarta-feira, por violência doméstica e por posse de armas proibidas, em Alcobaça, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), foi possível apurar que o suspeito infligiu reiteradamente ameaças físicas, sexuais e psicológicas, bem como ameaças de morte contra a sua esposa, uma mulher de 53 anos e ainda era violento com a sua filha, já maior de idade.

O agressor manteve a vítima numa relação de poder e controlo durante 33 anos de casamento, recorrendo a agressões físicas e às ameaças para manter a relação, e sujeitando a vítima a todas as suas vontades, sem capacidade de liberdade ou autodeterminação, impondo-lhe assim um clima de terror, disse a GNR, ao indicar ainda que o homem tem problemas relacionados com o álcool.

O detido “ameaçava ainda que, se contrariado, explodia com a residência onde habitavam e com a residência de outros familiares, contigua à sua, mantendo também estes familiares próximos constantemente com medo”, revela a força de segurança.

Ao temer pela sua vida, a vítima chegou a fugir de casa e refugiou-se numa habitação de familiares, no entanto, “o suspeito não aceitou a separação e conseguiu encontrar a vítima, tendo mesmo tentando forçar a entrada naquela habitação, tendo os militares da Guarda comparecido no local”.

Nas diligências realizadas no âmbito da investigação, a GNR efetuou um mandado de busca domiciliária e um mandado de detenção, que resultou na detenção do homem e na apreensão do seguinte material: uma pistola; um revólver; uma pistola de airsoft; uma caçadeira; duas espingardas de CO2; duas armas caça submarina; nove detonadores pirotécnicos; uma granada de morteiro; dois petardos pirotécnicos; 48 munições; 12 cartuchos; duas botijas de CO2; uma caixa de chumbos; um arco; 16 flechas de ponta metálica; bem como cinco punhais e ainda um sabre.

No seguimento da ação anterior, a GNR também apreendeu “várias espécies autótones e cinegéticas que se encontravam em cativeiro, bem como aves supostamente embalsamadas”, pelo que foram elaborados cinco autos de contraordenação por infrações relativas à detenção de exemplares destas espécies sem documentação. As coimas poderão atingir os 3.740 euros, notaram os militares.

O homem de 53 anos foi presente ao Tribunal Judicial da Leiria, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial na sua área de residência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homem detido por caça em área de proteção

O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Calda das Rainha deteve, no dia 5 de dezembro, em flagrante um homem de 64 anos, por caça em área de proteção, em Aljubarrota. No decorrer de uma ação de...

gnr

Detido para cumprir três anos de prisão

Um homem de 37 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva de três anos, após condenação por crime de ofensas à integridade física qualificadas praticadas em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, foi detido pela PSP da...

11 detidos por tráfico de estupefacientes

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Leiria da GNR, em colaboração com o Tribunal Judicial de Leiria, deteve nos dias de 26 e 27 de novembro, nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos, por tráfico de...

detido