Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto vence concurso de cinema promovido pela Rede Cultura 2027

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto venceu na categoria de “2.º e 3.º Ciclos” o Concurso escolar de cinema “Gentes e Lugares”, cuja cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 1 de junho, no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria.

O filme vencedor “Entrevista ao Ti Luís” foi produzido pela turma do 9.ºA que deu a conhecer uma das figuras mais acarinhadas pela comunidade são-martinhense, com grande tradição marítima e piscatória.

“É para o Município de Alcobaça, uma grande honra ver o trabalho artístico e criativo das nossas escolas ser distinguido entre os vários trabalhos a concurso oriundos de 26 municípios. O Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto está de parabéns. Sinto imenso orgulho da comunidade educativa do concelho, sempre disponível para participar em projetos de cidadania, nos quais a criatividade é sempre notória”, sublinha a Vereadora da Cultura e Educação, Inês Silva.

O concurso, integrado no Programa de Educação da Rede Cultura 2027, visa envolver a comunidade escolar na divulgação de pessoas e lugares que marcam o território dos 26 municípios da Rede Cultura 2027.

Com 77 filmes a concurso e a participação de 47 escolas, foram premiados alunos dos 4 escalões, distinguidos pelo júri pelas melhores práticas criativas, avaliadas através da imagem e da criação de uma narrativa fílmica.

Todos os filmes serão disponibilizados em breve na plataforma online da Rede Cultura 2027.

Sobre a Rede Cultura 2027

A Rede Cultura 2027, tendo Leiria como ponto de partida convoca 25 outros concelhos, (quase 10% dos concelhos de Portugal Continental, totalizando mais de 805 mil habitantes e quase 6.000 km2 de extensão) e dois politécnicos, duas dioceses e uma associação empresarial como parte inteira deste território vasto (atravessa 3 Comunidades Intermunicipais: Leiria, Oeste e Médio-Tejo), diverso e, porém, naturalmente coerente, porque portador de um sentido comum. O sentido de, mais do que apenas mais uma candidatura a capital Europeia da Cultura, sermos uma efetiva Rede Cultura que vai de Sobral do Monte Agraço, às portas de Lisboa, a 178 km a norte, até Castanheira de Pera, já na fronteira com Coimbra, unindo ainda o litoral popular da Nazaré à história aristocrata do Cadaval, geminando as Torres Novas com as Vedras; e envolvendo 3 Comunidades Intermunicipais, 3 Lugares Património Mundial, 3 Cidades Criativas, 3 Cidades de Aprendizagem e 2 Cátedras da UNESCO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda