Q

Município de Alcobaça implementa projeto de sensibilização para a igualdade de género e violência doméstica junto das escolas do concelho

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça aceitou o desafio lançado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e candidatou com sucesso o projeto “Inês=Pedro?”, em 2019.

O objetivo desta ação é concretizar uma educação e formação livres de estereótipos de género, promoção da igualdade de género e prevenir/reduzir a violência nas relações interpessoais (violência contra as mulheres e a violência doméstica).

Elaborado pelo Município de Alcobaça (Promotor), em parceria com três entidades (Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens de Alcobaça), o projeto “Inês=Pedro?” conseguiu a aprovação de um financiamento total de 56.223€ através do programa europeu EEA Grants – Small Grant Scheme #2.

Os “Small Grant Scheme #2” são projetos de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica. No caso particular deste projeto, os fundos são provenientes da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega.

A sua concretização pretende, em simultâneo, fortalecer e enriquecer as estratégias locais já existentes de promoção e capacitação de competências sócio emocionais em crianças e jovens (projetos Origami e Uma Aventura em Alcobaça), de apoio a vitimas de violência doméstica (GAVVD) e de capacitação de profissionais no ativo e de pais/famílias.

Assim, o projeto consiste na realização de sessões / atividades artísticas e práticas colaborativas. Cerca de 96% das 158 sessões a realizar durante 24 meses (até junho de 2022) serão realizadas nas escolas com uma abordagem holística, estruturando-se em intervenções diretas com cinco grandes grupos de atividades, designadamente:

Intervenção direta nas crianças do Jardim de Infância, intervenção direta nas crianças dos 1º e 2º ciclos, intervenção direta nos jovens do 3º ciclo e secundário, formação de docentes e não docentes e capacitação de pais/famílias.

As atividades terão caráter pedagógico procurando promover aprendizagens significativas e o desenvolvimento das capacidades cognitivas, criativas e reflexivas das crianças/jovens.

As ações com os profissionais e os pais tendem a reforçar e facilitar as apropriações de igualdade de género e de não violência nas crianças e nos jovens, constituindo, em simultâneo, uma forma de sustentabilidade e de propagação do projeto, após o seu términus formal.

As metas definidas confluem para o reforço de perceções de igualdade de género e não violência, alteração de estereótipos e diminuição de atitudes/comportamentos agressivos, nomeadamente, o aumento do número de raparigas ciganas em frequência escolar, a diminuição de comportamentos agressivos no âmbito escolar e a inclusão de ações concretas na área de Educação para a Cidadania.

“Com este projeto, o Município de Alcobaça pretende dar um contributo concreto, focado e incisivo na mitigação destas questões sociais que constituem um problema já com uma forte dimensão transgeracional. Através de soluções criativas, culturais e artísticas, o Município e respetivos parceiros vão implementar um programa de atividades que procuram estimular o debate e a reflexão junto da comunidade educativa sobre estas problemáticas sociais, com o objetivo de questionar estereótipos e formar novas mentalidades. Trata-se de um projeto de grande responsabilidade e pertinência”, explica a vereadora da Ação Social Inês Silva.

O projeto arrancou em janeiro do corrente ano tendo sido interrompido devido ao encerramento das escolas no âmbito das medidas de contingência e de prevenção da pandemia do Covid-19, implementadas pelo Governo

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda