Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 11° C
14° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
Comunicado das Comissões concelhias do PCP de Alcobaça e Nazaré:

PCP acusa SPAL de pretender despedir 180 trabalhadores sem compensações

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como o PCP tem vindo a afirmar a crise de saúde publica provocada pela COVID-19 iria servir de pretexto para todos os atropelos aos trabalhadores, tentando o grande Capital, com tais manobras, tornar intactas as suas pretensões de aumentar a exploração dos trabalhadores e ao mesmo tempo aumentar os seus lucros.

A SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, S.A. – com sede em Valado dos Frades, concelho da Nazaré, à boleia do surto epidémico, também se está a preparar para uma “grande transformação” fazendo, ao que parece, tábua rasa dos direitos conquistados pelos trabalhadores.

A SPAL, como milhares de outras empresas em Portugal, está neste momento a viver à conta dos trabalhadores por via dos apoios estatais através do recurso ao Lay-Off penalizando os trabalhadores com tal medida.

Nos últimos dias mais de 180 trabalhadores (num universo de 300) têm recebido a informação de que a suspensão do seu contrato de trabalho se prolongará até final de agosto, podendo esta suspensão ser prorrogada!

A SPAL sustenta esta opção com as quebras nas vendas, com os resultados negativos acumulados, que só em 2019 foram superiores a 2 milhões de euros. Justifica-se com a enorme dívida à Segurança Social e com a urgência de renegociação de crédito junto da banca. Entende o PCP que os trabalhadores em nada contribuíram para este cenário, nem podem ser penalizados por responsabilidades que só podem ser acercadas à administração da empresa e às consequências do surto epidémico.

A SPAL vai mais longe e afirma que só com uma diminuição significativa do número de trabalhadores poderá tornar a empresa viável! Ora num quadro em que o que é necessário é apostar na reindustrialização do país e no fortalecimento da produção nacional, não se percebe como tudo isso se fará reduzindo o número de trabalhadores.

Sabe o PCP, pela experiência que tem, que esta suspensão em massa de contratos de trabalho é apenas o início de uma caminhada que tentará colocar muitas dezenas de trabalhadores no desemprego livrando-se a empresa de cumprir escrupulosamente com os direitos consagrados dos trabalhadores.

O PCP garante que a luta pela defesa dos trabalhadores, pela sua valorização, pelo reforço da produção nacional e pelo progresso do país, mesmo em pleno verão, não irá de férias!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao