Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C

Testes diagnóstico da infeção pelo Covid19 aos pescadores começarão dentro de dias

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré assinou, em Peniche, o protocolo de colaboração com várias entidades que tem como finalidades a aquisição e realização de testes laboratoriais de diagnóstico da infeção por SARS-CoV-2; a aquisição e distribuição de equipamentos de proteção individual e a promoção da melhoria da higiene, da saúde, da segurança e das condições de trabalho dos pescadores, no âmbito das medidas aplicáveis à COVID-19.

O acordo junta a Opcentro – cooperativa de pesca geral do centro, Capa-coop. Dos Armadores De Pesca Artesanal Crl, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o agrupamento de centros de saúde oeste-norte, a DOCAPESCA, Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM); e a Autoridade Marítima Nacional (DGAM) e tem como missão a adoção de medidas de prevenção, deteção e mitigação de contágio aos profissionais da pesca que exercem a sua atividade a bordo de uma embarcação aderente a Organização de Produtores OPCENTRO e que, expressamente, manifestem essa vontade.

A iniciativa integra o conjunto de medidas adotadas pelo destinadas à prevenção, contenção e mitigação da transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2.

No setor das pescas, devido às suas especificidades, grande parte da frota realiza viagens a curtas distâncias dos pesqueiros, o que implica uma constante rotatividade do seu local de trabalho.

“Igualmente a proximidade da atividade obriga o reforço de medidas de proteção individual, para manter as condições de segurança, assegurando com o seu trabalho a cadeia de produção alimentar e abastecimento dos mercados”, refere o documento assinado pelas várias entidades.

Os testes laboratoriais de diagnóstico serão realizados pelo laboratório para o diagnóstico da COVID-19, no Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo (CETEMARES) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, certificado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, estando a recolha das amostras programadas para o Armazém 33, no Porto da Nazaré.

No total, serão testados mais de 150 pescadores, segundo dados disponibilizados pela Associação local de Armadores de Pesca. O investimento, sem custos para os pescadores, será repartido entre o Ministério da Saúde, a Docapesca e a Câmara.

No âmbito do acordo, serão disponibilizados equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contágio no contexto da realização das suas atividades, pela Docapesca Portos e Lotas, S.A. e com a colaboração das organizações e associações da pesca, que também irão sensibilizar a comunidade para a utilização adequada dos meios disponibilizados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter