“As invasões francesas no concelho da Pederneira” em exposição no Centro Cultural

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Cultural a Nazaré está a assinalar a passagem de mais um aniversário sobre as invasões francesas no concelho da Pederneira com uma exposição comemorativa, de 10 de novembro a 2 de dezembro, no Centro Cultural da Nazaré.

A mostra documental apresenta um trabalho de investigação inédito, desenvolvido pelo Gabinete de Gestão do Património e Cultura do Município sobre este facto histórico, que traz a público o levantamento do acontecimento por José Almeida Salazar (Reitor da Confraria), os registos paroquiais da época, como memória escrita das vítimas das invasões francesas, e os registos de batismos e óbitos na Nazaré (1808-1811).

“São documentos inéditos que urge investigar para aprofundar o conhecimento tanto deste facto histórico local, como da nossa reação ao mesmo, já que foram detetadas algumas incongruências no decurso da investigação dos documentos existentes”, disse Manuel Sequeira, Vice-Presidente da Câmara.

A investigação histórica revelou, entre outros aspetos, duas figuras femininas que podem ser sido algumas das heroínas locais na expulsão dos invasores. Ana Luzindra e Joana da Estôpa constam dos relatos chegados ao nosso tempo. Ter-se-ão destacado na sua época pela beleza, mas também pela coragem demonstrada contra os agressores.

“Parece-nos muito importante aprofundar o conhecimento sobre este acontecimento histórico local, sobre o qual nenhuma publicação foi, até à data, escrita”.

Horário do Centro Cultural da Nazaré:

2ª a 6ª feira: 9h30-13h00; 14h00-17h30

Sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222