Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C

Em Aljubarrota Revivem-se os Tempos Medievais

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante 5 dias, de 11 a 15 de agosto, a vila de Aljubarrota do concelho de Alcobaça, estará em festa!

Aljubarrota Medieval, um grande evento que conta com mais de duas décadas de existência, onde se evoca a gloriosa Batalha de Aljubarrota.

É uma oportunidade para descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a junto do local que deu o nome à famosa Batalha, ocorrida no final da tarde do 14 de agosto de 1385 (há 633 anos) entre as tropas portuguesas, com aliados ingleses, e o exército castelhano e seus aliados. Após esse dia, e da derrota definitiva do exército castelhano, pôs-se fim à crise de 1383-1385 e consolidou-se a independência de Portugal, dando início ao reinado de D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis.

A este importante momento histórico estão associadas várias personagens que também serão evocadas: como a lendária Padeira de Aljubarrota a quem é atribuído o feito de, com a pá do seu ofício, ter aniquilado um grupo de sete castelhanos famintos; como o D. Nuno Álvares Pereira (o Santo Condestável), responsável pela consolidação do trono de Avis, preparando as melhores defesas contra o invasor de Castela; D João I, o Mestre de Avis, que após a vitória na Batalha pode consolidar a sua coroa e manter Portugal independente e D. Martim Aires de Ornelas, comandante das tropas enviadas pelo Mosteiro de Alcobaça.

Nesta grande festa nada é esquecido, recria-se o ambiente da época medieval, evoca-se a memória dos combatentes e do glorioso passado de Portugal, com muita alegria e animação. Para os que lá passarem promete-se um excelente ambiente familiar e de convívio. Prova-se o afamado pão da padeira, os queijos, os enchidos, as carnes de caça, os licores, os doces, o mel e as compotas. Recriam-se os ofícios antigos como a olaria, a tecelagem e os bordados. Brinda-se e saboreiam-se bons repastos nas tavernas, apreciam-se os cortejos, os torneios a pé e a cavalo, as mostras de armas e o acampamento militar. E há ainda espaço para os malabarismos e para a música.

Bom Povo destas terras de Aljubarrota e gentes dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça, vos envia el-Rei mui bom saudar.

D. João, por vontade de Deus e do Povo eleito Rei de Portugal, primeiro do seu nome, consente e autoriza que se faça no chão desta Vila uma Feira.

O Senhor destas terras, e seus homens de confiança, acolheram de bom grado esta vontade d’El-Rei, e é desejo do povo que a festa se realize com todos os sucessos, alegria, folia e bons proveitos.

Pois então que se faça a feira por cinco jornadas de 11 a 15 do mês de agosto deste ano da Graça de 2018.

E que nela haja torneios de honra, destreza e valor segundo as regras da cavalaria e que Oficiais e Homens Bons dos mesteres nela tenham suas vendas e corregimentos, e Mercadores e Almocreves, viandeiros e estalajadeiros troquem seus haveres e serviços por justa moeda e não mais e que a ela venham também jograis e bufões com seus trebelhos, danças e jogos de alegria.

Que sejam dias de folgar, comer e mercar!

El-Rei assim o manda e ordena.

Que por honra de D. João I, louvado seja Deus Nosso Senhor. Amem!

Aljubarrota Medieval – A história ao Vivo!

Programa Dia 11 de agosto (sábado)

Dia Martim Aires de Ornelas

13h-14h

15h » Sessão Solene

Leitura do Edital – Pelourinho

Cortejo de abertura

19h30 » Torneio de Arco por D. Martim Aires de Ornelas

22h » Noite de D. Martim Aires de Ornelas | espetáculo na Liça

13h-24h: acampamento recriando o quotidiano civil e militar do séc. XIV, com os mesteres e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.

Dia 12 de agosto (domingo)

Dia da Batalha

13h-24h

18h » Grandiosa Recriação da Batalha de Aljubarrota – frente à Estalagem do Cruzeiro

19h » Cortejo da Vitória pelas ruas da Vila

13h às 24h: Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria

Dia 13 de agosto (2ª feira)

Dia da Padeira

18h-24h

22h » Noite da Padeira | espetáculo na Liça

18h às 24h » acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com os mesteres e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.

Dia 14 de agosto (3ª feira)

Dia de D. Nuno Alvares Pereira

18h-24h

18h » Deposição de coroa de flores nos monumentos evocativos da Padeira de Aljubarrota e de D. Nuno Álvares Pereira

18h às 24h – Acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com mesteres de época e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria

19h30 » Torneio de Armas por D. Nuno Alvares Pereira

22h-24h00 » Noite de D. Nuno Alvares Pereira – espetáculo multimédia no largo dos Prazeres (espetáculo às 22h, 22h30, 23h00 e 23h30)

Dia 15 de agosto – feriado (4ª feira)

Dia de D. João I

13h-24h

18h » Casamento Medieval no largo dos Prazeres

19h30 » Torneio de Armas por D. João I

23h » Cortejo de Encerramento

13h às 24h: acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com os mesteres e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA