Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C

Escassez de lugares para estacionamento preocupa comércio e moradores

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A melhoria funcional, estética e o reforço do carácter do espaço público da Nazaré estão a eliminar alguns lugares de estacionamento livres.

As obras de requalificação da Marginal da Nazaré (3ª fase – avenida Manuel Remígio – marginal sul) estão a decorrer e no final também deixarão menos lugares de estacionamento.

Nas primeiras duas fases de obra de requalificação foram cortados os estacionamentos do lado da praia e reordenados os que se encontram junto das casas. Em simultâneo, foram reordenados os passeios e vedada a possibilidade de estacionamento em lugares habitualmente usados pelos visitantes.

Alguns locais têm manifestado a sua preocupação pela alegada escassez de lugares de estacionamento e referem que as bolsas existentes na praia podem não ser suficientes para quando chegarem as épocas altas, tendo em conta que alguns lugares antes ocupados estão vedados ou foram loteados.

Walter Chicharro refere que “o executivo tem sido um aliado dos comerciantes, com a forte campanha de promoção nacional e internacional, a atração de eventos, que têm demonstrado que a terra está cheia e propiciam a dinâmica da economia local; uma forte política de comunicação e a requalificação urbana, que se encontra em grande ritmo, e que fazem da Câmara um contribuidor positivo para o comércio local”.

O autarca refere que o problema de estacionamento na praia não é novo. “Quando muito poderão dizer que agora estará agudizado porque há mais gente a dirigir-se a este local. Pela dinâmica fortíssima, e ganhadora de prémios (o mais recente, atribuído pela consultora Bloom Consuting acerca da posição da Nazaré no turismo e na economia nacional) é natural que hajam mais pessoas num espaço que é o mesmo”.

Ainda de acordo com o Presidente de Câmara da Nazaré, foram identificados espaços, entretanto infraestruturados, para reforçar a capacidade de estacionamento na vila, e “ainda este ano será feito um trabalho semelhante para esse fim. No âmbito da Requalificação Urbana, a Rua Branco Martins e outras terão mais estacionamento disponível, e estamos a estudar, juntamente com entidades privadas, a libertação de outros espaços para, nomeadamente, a construção de parques de estacionamento.

“Também devo dizer que em anos anteriores não notei que os que vieram para nos visitar se tivessem ido embora sem consumir na terra por falta de lugares de estacionamento. Há também um conjunto de parques privados, que estão sempre cheios, tal como o parque subterrâneo que tem faturações superiores ao que acontecia no passado”.

O ordenamento do espaço, nomeadamente através da Requalificação, tida como uma das obras mais importantes para a atual gestão da Câmara, levou ao desaparecimento dos tradicionais pontos de fuga para deixar o carro. Junto da praia, continuam a existir espaços pagos (parquímetros), o parque de estacionamento subterrâneo (pago) e os que são explorados pelos Bombeiros Voluntários (pagos), a que se junta o estacionamento do porto da Nazaré (livre) e os lugares existentes por entre os prédios.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salvador Formiga é o terceiro da lista do PS por Leiria

O antigo presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, vai voltar a ser o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Leiria nas legislativas antecipadas. A Comissão Política Federativa do PS Leiria aprovou a lista de candidatos...

salvador

Nazareno João Delgado lidera lista da CDU pelo círculo de Leiria

A CDU formalizou a candidatura pelo círculo de Leiria, encabeçada por João Delgado, 47 anos, pescador, formador e vereador na Nazaré. Os outros membros são: Número 2: Maria Loureiro, 35 anos, comercial e eleita na Assembleia Municipal da Marinha Grande; Número3;...

Joao Delgado