Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C
18° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C

Reabertura do Forte S. Miguel Arcanjo com trabalhos de Thierry Ferreira

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O artista plástico de Alcobaça, Thierry Ferreira, é um dos convidados da nova temporada de exposições do Forte de S. Miguel Arcanjo, que reabriu, ao público, no final de janeiro, e com novas exposições.

O Forte de São Miguel no Sitio da Nazaré, é igualmente um lugar potente para relacionar com a escultura, pois nele podemos ser tocados pela presença maciça da terra, da arquitetura do forte, do mar e do ar.

Thierry Ferreira conhece bem as determinações espaciais do escultórico, sabe que nenhuma obra contemporânea vive sem a devida atenção ao espaço na sua relação com o espetador e o objeto.

As obras expostas trazem consigo os diversos modos de conceber a tridimensionalidade, desde a conceção escultórica que considera as formas para serem vistas de fora, “como um certo número de superfícies que definem uma massa”, (onde a massa da escultura é a parte sólida da escultura, e o espaço, o inverso da massa), às conceções que consideram primeiro o espaço e só depois a massa. Ou melhor, ao considerar a massa sempre em função do espaço, deixa de ver o espaço como instância negativa, passiva e vazia, para o ver como profundamente ativo, positivo e cheio.

Thierry Ferreira fez um percurso ao sabor do domínio das técnicas do talhe direto da pedra, posteriormente desdobrou planos até ao espaço concreto de vivência e convivialidade. A exposição agora apresentada no Forte de São Miguel no Sitio da Nazaré, pelas exigências que o lugar coloca, será um momento de reflexão plástica sobre as várias naturezas espaciais, e nessa medida, é de esperar que o artista redefina ao longo do tempo os objetos expostos, convidando todos a uma visita constante a este lugar da Nazaré.

O Forte está aberto diariamente, das 10h00 às 18h00. A entrada no monumento custa 1 euro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter