Praia da Nazaré com vigilância todo o ano

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Praia da Nazaré conta desde o passado dia 15 com um posto de vigilância da autarquia, que irá assegura o seu funcionamento até 15 de outubro, ao mesmo tempo que prepara o alargamento da vigilância aos doze meses do ano.

“A Câmara decidiu assumir a vigilância antes do início da época balnear”, divulgou a autarquia da Nazaré, na sequência da entrada em funcionamento de um posto de vigilância que ali se manterá até ao dia 15 de outubro.

A medida visa aumentar a segurança dos banhistas na praia onde a vigilância em toda a extensão do areal entrará em vigor a 01 de junho, início da época balnear, que decorrerá até ao final de setembro.

A par com este novo posto, a segurança na praia está também a ser reforçada, ao fim de semana, por “dois fuzileiros com formação de nadador-salvador”, disse o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.

Os fuzileiros iniciaram a vigilância à praia no dia 06 de maio, mas “logo nesse primeiro fim de semana acabaram por ficar por quatro dias, até ao dia 09, chegando a participar num salvamento de uma jovem de 16 anos, em pré-afogamento”.

Segundo a autarquia, o plano de segurança balnear para 2017 prevê que “23 nadadores-salvadores irão estar ao serviço da vigilância e assistência a banhistas nas praias da Nazaré, Salgado (Famalicão) e Praia do Norte”, esta última uma novidade em termos de vigilância.

Nos dois últimos casos, “na ausência de concessionários, a Câmara decidiu assumir a vigilância, que será feita através de um posto equipado e com nadador-salvador, no período de 1 de julho a 31 de agosto”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

“O elevado número de turistas que frequentam a praia” justifica, segundo a Câmara, “o reforço da vigilância e assistência, quer por via da contratação de nadadores-salvadores em áreas de praia não concessionadas, quer pelo acréscimo de equipamentos e dispositivos de vigilância, socorro e assistência a banhistas”.

Entre esses dispositivos conta-se uma moto 4, propriedade do município e cedida à Associação de Nadadores-Salvadores.

Nos últimos três anos, a Câmara Municipal da Nazaré tem assegurado a vigilância de áreas não concessionadas, visando “o aumento da segurança dos banhistas que escolhem este local para ir a banhos” e que, segundo o presidente, Walter Chicharro, “se pretende que venha a ser vigiado durante doze meses”.

A câmara está ainda a estudar a contratação de vigilantes para todo o ano, mas objetivo é que essa medida se inicie “já a partir de 15 de outubro”, explicou o presidente.

Na Praia da Nazaré registaram-se já este ano duas mortes por afogamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda