Secil inaugura Unidade de Produção de Microalgas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Governo prepara a abertura de candidaturas para programas na área da economia circular que permitem às empresas o acesso a cerca de 700 milhões de euros para aplicarem no aproveitamento dos recursos da cadeia de produção.

“Estão a ser lançados uma série de programas que mobilizam na área da economia circular, visando a melhor produção e melhor aproveitamento de todos os produtos da cadeia [produtiva]”, anunciou, no passado dia 25 em Pataias, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O grosso das candidaturas a lançar integram-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, “um programa muito ambicioso”, cujas verbas, segundo o governante, “podem ir até aos 600 milhões de euros em diferentes programas para diferentes objetivos”.

Já no que respeita à eficiência energética, foram “lançados avisos para atribuição de fundos”, podendo as candidaturas atingir “100 milhões de euros”, adiantou Manuel Caldeira Cabral à margem da inauguração da primeira Unidade de Produção de Microalgas, um projeto que visa o sequestro e utilização do CO2 por microalgas, na Fábrica Cibra Pataias.

O projeto, que está a ser desenvolvido há cerca de uma década e que desde 2015 se alargou a parcerias com universidades e centros de saber, “produz microalgas para fins de inovação e desenvolvimento e também para fins comerciais”.

Na unidade, a maior da Europa, estão a ser criadas tecnologias “para a produção de microalgas em grande escala e para o estudo do impacto dessas microalgas na utilização do CO2 (dióxido de carbono) que provém dos gases de combustão resultantes da produção de cimento” do Grupo Secil, explicou o administrador, Salazar Leite.

O projeto, no qual a empresa já investiu 15 milhões de euros, tem em fase de demonstração um processo de produção que no futuro permitirá “potenciar a utilização do dióxido de carbono capturado pelas microalgas”, explicaram os responsáveis

Em fase de demonstração está também um processo de produção que integra vários tipos de sistemas com vista à otimização da produção das microalgas a uma escala cada vez maior e da produtividade destes organismos no meio de cultura, potenciando a utilização do CO2 por parte das microalgas.

Inclui ainda uma área dedicada à produção e comercialização das microalgas, utilizando CO2, para “mercados que as aproveitam como ingrediente sustentável, natural e rico em diversos compostos bioquímicos”, visando alargar o aproveitamento das microalgas na área energética bem como na da alimentação humana e animal.

Considerada pelo ministro como “um exemplo a seguir”, a unidade aplica o conceito da economia circular e segundo Salazar Leite trata-se de “uma fábrica de cimento que se pretende que consuma o mínimo possível de combustível, que emita o mínimo possível de dióxido de carbono”, reduzindo a sua pegada ecológica e tornando essa aposta “num fator de competitividade e um fator de geração de valor para o país”.

A unidade ocupa uma área de 1,2 hectares com uma capacidade instalada de 1300 metros cúbicos de cultura de microalgas, 90% das quais são exportadas para países como a Alemanha, França, Polónia e Itália e utilizadas, sobretudo, em suplementos alimentares e dietéticos.

A fábrica Cibra Pataias está integrada no Grupo Secil.No ano 2000 o grupo iniciou um processo de internacionalização detendo hoje, além de três fábricas em Portugal, unidades na Tunísia, Angola, Líbano, Cabo Verde, Holanda e Brasil, num total de oito em quatro continentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda