Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 17° C
titulo-Ano começa com buscas na Nazaré.

Jovem continua desaparecido no mar

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O IPLeiria declarou o desaparecimento de um estudante polaco, que poderá ter sido o jovem arrastado pelo mar da Nazaré, na noite de Passagem de Ano.

Em comunicado, o IPL confirma “que se encontra desaparecido um estudante polaco de 24 anos”.

O jovem frequentava mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, ao abrigo do programa Erasmus.

Um grupo de pessoas terá visto um homem jovem no mar, com água pelos joelhos, poucos minutos depois da meia noite de 1 de janeiro. O alerta terá sido dado de imediato às forças de segurança.

Durante a noite de passagem de ano havia um dispositivo preparado com bombeiros, nadadores salvadores e Polícia Marítima para evitar que indivíduos entrassem no mar, numa noite de “forte agitação marítima”.

O alerta foi dado às 00h38, sendo que desde então decorrem as buscas no terreno. Pelas 9h15 estavam no terreno um meio terrestre dos Bombeiros da Nazaré, um helicóptero da Força Aérea e duas embarcações da Polícia Marítima da Nazaré e do Instituto de Socorros a Náufragos.

No local, estavam “três testemunhas bastante lúcidas que afirmaram que viram uma pessoa a entrar na água e que foi levada pelo mar”, disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho, referindo que as buscas foram “infrutíferas”.

Segundo Gomes Agostinho, durante a noite de passagem de ano havia um dispositivo preparado com bombeiros, nadadores salvadores e Polícia Marítima para evitar que indivíduos entrassem no mar, numa noite de “forte agitação marítima”.

“As pessoas cumprem no momento, mas depois voltam a entrar para o mar”, apontou.

O indivíduo poderia estar alcoolizado, segundo o relato das testemunhas à Capitania do Porto da Nazaré.

Durante as operações, dois barcos que realizavam as buscas foram retirados devido à forte agitação marítima, tendo permanecido uma corveta da Marinha e um helicóptero no teatro das operações.

As buscas pelo jovem desaparecido na praia da Nazaré na noite da passagem do ano continuam , novamente por terra, devido à agitação marítima, de acordo com fonte da capitania do porto local.

Em declarações à Lusa, fonte da Capitania do Porto da Nazaré explicou que os meios envolvidos nas buscas pelo estudante polaco vão ser apenas em terra, já que não existem condições para as fazer por mar devido à forte agitação marítima.

As buscas retomadas envolvem elementos da Polícia Marítima e efetivos das capitanias da Nazaré, Figueira da Foz e de Peniche, apoiados por viaturas todo-o-terreno, e bombeiros das corporações da Nazaré e de São Martinho do Porto.

Em declarações à Lusa, o capitão-tenente Gomes Agostinho, do porto da Nazaré, disse que “as buscas vão manter-se até sexta-feira, se até essa altura não for avistado o corpo, que pode estar preso em redes e demorar ainda algum tempo a vir à superfície”.

As buscas pelo estudante polaco, a cumprir um programa Erasmus em Portugal, iniciaram-se pouco tempo depois dos festejos da passagem do ano, na Nazaré, quando foi dado o alerta por populares pelo desaparecimento de um jovem, alegadamente levado pelo mar.

Setenta e duas horas depois, as buscas passaram a ser feitas apenas em terra com viaturas todo-o-terreno, na orla costeira entre Peniche e a Figueira da Foz, nos distritos de Leiria e de Coimbra, mas as autoridades não avistaram sinais do desaparecido, como sapatos ou peças de roupa.

No sábado passado, em comunicado, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) confirmou o desaparecimento do jovem, aluno da instituição, que frequentava o mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, ao abrigo do programa europeu Erasmus.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

CDU preocupada com possível aumento da dívida do executivo nazareno

A CDU da Nazaré considera que os conflitos de justiça em que antigo presidente da câmara, Walter Chicharro, conjuntamente com o seu braço direito e assessor jurídico, estiveram envolvidos, vão trazer inúmeros prejuízos à autarquia. A baixo, segue o comunicado,...

cmn