A estrela mais próxima do planeta Terra está a cerca de 150 milhões de quilómetros, é fonte de energia, de luz e de vida, e tem sido um caso de estudo para muitos cientistas ao longo dos séculos.
De acordo com a organização, a exposição pretende mostrar a “visão multifacetada da «nossa» estrela”, através do olhar do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC). A mostra surge como “homenagem à elevação de Alcobaça a cidade, cujas bodas de prata acabam de comemorar”.
Os visitantes vão ter a oportunidade de ver “alguns dos instrumentos solares que fazem parte da coleção museológica do Observatório”, que é hoje parte integrante do Museu da Ciência da UC. O OGAUC estuda e observa o Sol desde 1926 e, no seu espólio, por exemplo, um dos poucos espectro-heliógrafos existentes no Mundo, que é usado, ainda hoje, para estudar o dia-a-dia do Sol.
A exposição surge durante as comemorações do Ano Internacional da Luz e encerra o Ano da Ciência, que decorreu no ano letivo 2014/2015, cujo objetivo foi “aprofundar a proximidade da UC com os alcobacenses em geral e a sua comunidade escolar em particular”.
A exposição é uma organização conjunta entre o Centro de Estudos Superiores da UC em Alcobaça e o Observatório Geofísico e Astronómico da UC. A iniciativa conta ainda com o apoio da Caixa Agrícola de Alcobaça, da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e da Câmara Municipal de Alcobaça.
0 Comentários