Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C

Barreto Xavier confirmou que está a trabalhar com a Câmara da Nazaré sobre capela de S. Gião

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier, foi alertado pelos deputados, do PS e PSD, para a situação “preocupante” em que se encontra a capela de S. Gião, no concelho da Nazaré, “o único vestígio visigótico cristão no país”, segundo o governante.

O governante, que falava sobre o investimento de 80 milhões de euros na reabilitação de monumentos, disse, sobre a capela de S. Gião, em Famalicão, que “está a trabalhar em parceria com a Câmara da Nazaré”.

No final de março, responsáveis da Direção Geral do Património Cultural e pela gestão daquele monumento de interesse nacional, estiveram no local, a convite da Câmara.

Junto da Igreja de S. Gião, templo visigótico, cuja origem e datação não é consensual, mas que segundo a teoria mais antiga seria um templo visigótico, de feição cristã datado do século VII, o mais antigo do género na Península Ibérica, a Câmara da Nazaré alertou os representantes do Governo para “a elevada degradação das infraestruturas metálicas, que cobrem todo aquele Monumento Nacional, que a deveriam proteger das condições climáticas, mas que “estão a deixar passar agentes, como a água, que poderão colocar em risco a já débil estrutura da igreja, um dos mais antigos edifícios de rito cristão antigo existentes em território nacional”.

João Carlos Santos referiu, no local, que a DGPC irá ficar responsável pela atribuição de fundos para o património e que “a Igreja de S. Gião é uma prioridade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré emite embargo de obras ilegais na Praia do Norte

A Câmara Municipal da Nazaré determinou o embargo imediato das obras que estavam a ser realizadas de forma ilegal num terreno junto à Praia do Norte. A decisão foi anunciada pelo vereador Salvador Formiga na última reunião do executivo municipal, onde denunciou a...

Obras

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao