Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
13° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

Reposição da Boia de Monitorização do Canhão da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no final do passado mês de fevereiro a operação de reposição da boia “Monican 2”, equipamento de monitorização e de previsão das condições oceânicas, ao largo da Nazaré, por uma equipa do NRP “Almirante Gago Coutinho” e uma equipa do Instituto Hidrográfico. O equipamento tinha sido recolhido, em janeiro, para a resolução de um problema técnico.

A boia da Nazaré iniciou funções em 2010, no âmbito do projeto Monican (Monitorização do Canhão da Nazaré, financiado pelo programa EEA Grants, que decorreu entre 2008 e 2011), que implementou um sistema de monitorização das condições oceânicas que afetam a área do canhão da Nazaré, o grande vale submarino que se estende desde profundidades de cinco mil metros até poucas centenas de metros da praia da Nazaré.

Equipada com diversos sensores, a boia constitui um sistema de medição da agitação marítima, medindo a altura das ondas, a sua direção e período. Os dados colhidos são transmitidos, a todas as horas, para o Instituto Hidrográfico, e depois encaminhados para a página eletrónica do projeto MONICAN, onde ficam disponíveis em tempo quase real para o público em geral (monican.hidrografico.pt; www.hidrográfico.pt).

Diariamente, o Instituto Hidrográfico produz ainda tabelas para cada boia, com observações das últimas 24 horas, seguidas das previsões até 60 horas de agitação marítima, e dos parâmetros meteorológicos, que são difundidas para o Centro de Apoio para a Pescas e o Mar na Nazaré, bem como para as Capitanias e Administrações Portuárias da Nazaré e Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Esterilização de animais de rua custou 20 mil euros

O Município da Nazaré investiu mais de 20 mil euros em esterilizações de animais que vivem nas ruas. No total, de acordo com números adiantados pelo vereador responsável pelo pelouro da Câmara Municipal, Salvador Formiga, foram esterilizadas 200 fêmeas e 150...

gatil22222