Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Cinco pescadores nadam 300 metros para salvarem-se de naufrágio

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinco pescadores que andavam na apanha submarina de algas ao largo de São Martinho do Porto apanharam no passado dia 6 um valente susto quando o barco que os transportava foi surpreendido por uma onda que fez a embarcação encher-se de água. Os tripulantes, que tiveram de nadar cerca de trezentos metros até terra, conseguiram salvar-se sem ferimentos.
José Pedro, João Paulo, Tito Carvalho, José António e Luís Pérsio

“A onda veio por detrás e apanhou-os desprevenidos, levando o barco a arrear. A água começou a entrar e a encher em poucos segundos”, relatou Luís Marques, proprietário há cerca de dez anos do “Mar-Alto”, com sete metros de comprimento, registada na delegação marítima de São Martinho do Porto.

Era cerca do meio-dia e meia, já com a manhã de trabalho quase cumprida para o regresso a terra, na altura em que se encontravam a sul de São Martinho do Porto, próximo do pesqueiro designado por “Almeirão”, em Salir do Porto, pertencente às Caldas da Rainha.

“Apesar do susto ninguém entrou em pânico e como todos sabemos nadar bem safámo-nos até terra, ultrapassando as dificuldades”, contou o mestre João Paulo, de 47 anos, de Alfeizerão, que foi o único que acabou por ser assistido no quartel dos bombeiros voluntários de São Martinho, por apresentar níveis de glicemia baixos.

Os restantes tripulantes – José Pedro, de 54 anos, e José António, de 60 anos, de Ferrel (Peniche), Tito Carvalho, de 35 anos, de Caldas da Rainha, e Luís Pérsio, de 26 anos, de São Martinho do Porto – não careceram de qualquer assistência.

O barco foi rebocado até ao cais de São Martinho do Porto pela Polícia Marítima, com ajuda de mergulhadores dos bombeiros de São Martinho do Porto e uma mota de água dos bombeiros das Caldas da Rainha.

As operações para retirar o barco para terra demoraram mais de duas horas. A água que estava dentro do barco foi extraída e depois a embarcação içada por um guindaste.

Perderam telemóveis e carteiras

Os tripulantes não tiveram tempo de ativar o pedido de socorro e também perderam os telemóveis, para além das carteiras. O alerta para o naufrágio só chegou à capitania do porto da Nazaré quase duas horas depois, após outra embarcação que passou no local ter comunicado o sucedido.

A Polícia Marítima vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente, que o comandante da capitania da Nazaré, Albuquerque e Silva, admite que possa ter sido provocado por excesso de algas a bordo, que terá levado a embarcação a ficar mais vulnerável à ondulação.

Na altura do acidente o “Mar-Alto” já tinha apanhado cerca de quatro toneladas de algas. Embarcações que navegaram no local recuperaram perto de três toneladas. O produto é vendido a uma fábrica do Barreiro. A apanha é uma prática tradicional em São Martinho do Porto, entre julho e dezembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homem detido por caça em área de proteção

O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Calda das Rainha deteve, no dia 5 de dezembro, em flagrante um homem de 64 anos, por caça em área de proteção, em Aljubarrota. No decorrer de uma ação de...

gnr

Detido para cumprir três anos de prisão

Um homem de 37 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva de três anos, após condenação por crime de ofensas à integridade física qualificadas praticadas em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, foi detido pela PSP da...

11 detidos por tráfico de estupefacientes

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Leiria da GNR, em colaboração com o Tribunal Judicial de Leiria, deteve nos dias de 26 e 27 de novembro, nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos, por tráfico de...

detido