A proposta de Lei da Reforma da Administração Local prevê a extinção de 35 por cento das freguesias rurais do concelho, o que dá cinco freguesias, mas se houver uma proposta da Assembleia Municipal, Alcobaça poderá apenas extinguir quatro.
Pelas contas de Paulo Inácio, «a solução passa pela agregação das freguesias de Prazeres e São Vicente, formando-se apenas a de Aljubarrota; a que se junta a fusão de Alpedriz, Montes e Cós numa só freguesia e também a extinção da Vestiaria, que seria por inteiro anexada pela freguesia de Alcobaça».
Não obstante, o autarca lembra que «esta é uma discussão aberta, sem tabus, e que deve ser seriamente equacionada, tal como muitas outras possibilidades».
Quem não concorda com esta proposta é o presidente da Junta da Vestiaria, que já levou o assunto à Assembleia de Freguesia.
António André ouviu alguns elementos do público que participaram nessa reunião a afirmar discordar por inteiro com a extinção da freguesia da Vestiaria, que atualmente não atinge os 1200 habitantes e portanto não reúne as condições para se manter, tal como está. O projeto lei aponta para um mínimo de 3 mil habitantes por freguesia.
0 Comentários