A medida acaba por ser uma machadada nas pretensões de requalificação e modernização da Linha do Oeste, há muito ambicionadas por autarcas e populações dos concelhos servidos.“A decisão do Governo de encerrar, a curto prazo, a exploração de passageiros no troço da Linha do Oeste entre as Caldas da Rainha e o Louriçal representa um duríssimo revés no processo de requalificação deste eixo ferroviário, põe em causa o desenvolvimento económico e social da região e é a porta aberta para um futuro abandono da mesma, em toda a sua extensão”, sustenta a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste.Segundo a comissão, a redução no número de passageiros a que se foi assistindo ao longo dos anos “só resultou de uma premeditada política de desincentivo do uso do transporte ferroviário de passageiros, com a ausência de modernização da ferrovia, do material circulante e das infra-estruturas, a inadaptação dos horários e tempos de percurso às necessidades dos utentes”.Os deputados do PSD eleitos por Leiria estão contra a supressão do serviço de passageiros na Linha do Oeste, disse à Lusa o parlamentar Paulo Batista, falando em nome dos seus colegas de bancada.Os eleitos por Leiria “estão preocupados” e querem “sensibilizar o Governo” para a importância “de ponderar a possibilidade de retomar rapidamente o serviço de passageiros, mesmo com menos horários”.A Câmara Municipal da Nazaré manifestou, no dia 17 de Outubro, a sua “apreensão e discordância” relativamente à desactivação do serviço de transporte de passageiros e recordou que “o Plano Estratégico dos Transportes considera o transporte ferroviário estratégico e que se trata de um meio ambientalmente sustentável e a privilegiar”.
Governo acaba com comboios de passageiros entre Caldas e Figueira
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