Paulo Alexandre A companhia canadiana Mohave Oil & Gas, que se encontra na região oeste há vários anos atrás de Petróleo, aponta 2011 como o ano do início da exploração.
O início da exploração de petróleo na região Oeste chegou a ser avançada para este ano, mas remetida para 2011. Segundo Joe Berardo, parceiro da companhia canadiana, em declarações ao Correio da Manhã, na origem deste atraso esteve a necessidade de adaptar a “tecnologia de poços direccionais e horizontais”, que deverão ser instalados numa primeira fase nos concelhos de Alcobaça e Torres Vedras.
Ainda de acordo com o empresário, está confirmada a existência de “petróleo em Portugal”, faltando, nesta altura, “encontrar a solução mais económica para o extrair”.
As estimativas da Mohave Oil & Gas apontam a existência de reservas de 500 milhões de barris de crude no subsolo português, valor que responderia às necessidades do País ao longo de cinco anos. O valor destas reservas está estimado entre os mil milhões de euros e os 35 mil milhões de euros. A empresa previa, numa primeira calendarização avançada, que a perfuração dos primeiros poços, em Aljubarrota (Alcobaça) e em Torres Vedras, começasse em Maio.
A Mohave está em Portugal desde 1993. Já investiu mais de 40 milhões de euros na prospecção de petróleo e de gás. As quatro concessões que a empresa detém vigoram até 2015.
0 Comentários